abr 25

Controlar um drone como um pássaro?

A École Polytechnique Fédérale de Lausanne University, na Suiça, produziu um exoesqueleto que permite conduzir um drone com o corpo humano. O exoesqueleto chama-se FlyJacket e o conceito liga a condução do drone com realidade virtual. A ideia é extremamente engenhosa. O exoesqueleto pilota o drone a partir dos movimentos de quem o vestiu, enquanto que uns óculos de realidade virtual ligam o condutor à perspectiva em primeira pessoa do drone (que tem uma câmera na parte dianteira). O condutor abre os braços (como se fossem asas) e através de movimentos determinados e suaves, a informação é processada pelo exoesqueleto e depois transmitida ao drone em tempo real. Este sistema funciona apenas com drones que tenham asas fixas.

O exoesqueleto inclui um suporte para os braços para que eles possam estar sempre esticados sem esforço do condutor.

De acordo com o Instituto de Engenheiros Eléctricos e Electrónicos, que publicou o artigo referente ao projecto, o fato consegue detectar as moções do tronco, que se dobra para a frente e para trás, ou para os lados; sendo que o sistema do exoesqueleto fará corresponder os movimentos do drone. Pode parecer estranho, mas os investigadores defendem que este sistema é mais intuitivo do que um controlador “normal”.

O produto quer ser acessível a muitas carteiras e pesos

“O design do fato foi focado em manter os materiais e tecnologias em preços baixos para que este se torne num produto acessível”, referiu um dos membros da equipa citado pelo The Verge, Carine Rognon. “Em adição, é pequeno o suficiente para caber numa mochila no sentido de poder se levado para o campo e é adaptável a muitas morfologias para que diversos tipos de corpo possam usar o mesmo fato”.

Poderá ser este o futuro do controlo remoto de drones (e outros veículos)? Não temos a resposta a essa questão, mas temos o vídeo deste dispositivo para vos mostrar:

FONTE: MAIS TECNOLOGIA