Conheça a Skydio, empresa que está revolucionando a tecnologia em drones

Especializada em drones autônomos, ela representa o que podemos esperar destas aeronaves no futuro.

Nos últimos anos os drones mostraram que vieram para ficar. Hoje eles estão com preços muito mais acessíveis, são capazes de voar com mais estabilidade por mais tempo e ainda trazem uma série de outras funcionalidades que pouco tempo atrás não eram possíveis. Em um futuro não muito distante, estas aeronaves ocuparão o céu das cidades mais movimentadas do planeta. Mas, como serão esses drones?

 

OS DRONES DE HOJE OFERECEM MUITO MAIS POR UM PREÇO MUITO MENOR QUE POUCO TEMPO ATRÁS.

Pilotar um drone não é uma tarefa muito simples e requer certa prática para dominar o controle. Afinal, drones não são baratinhos e ninguém quer perder um deixando cair ou arremessando contra a parede. Eles podem ser utilizados para diferentes tarefas, gravar pontos turísticos, uma simples caminhada, coberturas jornalísticas e até mesmo transportar objetos. O problema é ter que fazer tudo isso utilizando um controle. Cuidar do drone para que ele faça o seu trabalho é algo pouco cômodo e não é o ideal para o futuro. É aí que entra a empesa Skydio, investindo em técnologia de drones altamente autônomos e inteligentes.

Imagine o transporte de objetos utilizando drones, se as empresas transportadoras precisarem contratar uma pessoa para controlar cada drone que sai para fazer entregas, no fim do mês pode ser que saia caro manter tantos funcionários. Dessa forma, é de se esperar cada vez mais o investimento em drones que sejam capazes de fazer o serviço sozinhos apenas seguindo uma programação. Com o Skydio R1, podemos ver que isso é possível e não está tão longe de acontecer, este é um quadcóptero que surpreende pela sua autonomia.  No vídeo abaixo você confere dois Skydio R1 seguindo uma acrobata em seu caminho, eles não estão sendo controlados por ninguém e ainda assim conseguem acompanha-la perfeitamente. O resultado é um clipe gravado com alta estabilidade e com excelentes movimentos de câmera.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=52&v=zfS0P-40_Bo

Conhecendo a Skydio

Esta empresa começou como uma pequena startup em Redwood City, Califórnia, e surpreendeu quando apresentou o Skydio R1, um quadcóptero com inteligência artificial capaz de gravar em 4k mantendo o foco em um alvo em deslocamento mesmo em ambientes altamente complexos.

Apesar de terem fabricado um drone, eles não se denominam como uma empresa exclusiva de drones, segundo a nota em seu site, eles começaram com drones pela liberdade oferecida por eles em movimentos 3D e a ligação que estas máquinas permitem entre o mundo físico e digital.

QUANDO AS PESSOAS PENSAM EM DRONES HOJE, ELAS PENSAM EM DISPOSITIVOS NÃO CONFIÁVEIS QUE CAEM O TEMPO TODO. ESTAMOS CONSTRUINDO UM FUTURO ONDE ELES SÃO ASSISTENTES VOADORES INTELIGENTES E ELEGANTES. – SKYDIO ATRAVÉS DE SEU BLOG

Sem dúvida, a Skydio é muito ambiciosa e parece altamente confiante de seu trabalho. Segundo consta em seu site, o principal objetivo dela é constantemente expandir a fronteira do que é possível no mundo conectado em que vivemos, explorando as tecnologias e criando coisas que nunca imaginamos ser possível.

Mesmo que a inclinação deles seja a tecnologia de maneira geral, é de se esperar que não parem com a fabricação e aperfeiçoamento de seu drone. O desenvolvimento deste projeto demorou cerca de cinco anos e durante todo este período eles trabalharam apenas com drones.

O Skydio R1

O R1 roubou a atenção de diversos admiradores de tecnologia e drones ao redor do mundo, isto porque mesmo os drones que já estão no mercado há muito tempo não são tão bons em voar sozinhos como ele. Outros modelos utilizam programações mais simples, como o GPS para se localizar e sensores para impedir colisões. Grande maioria que consegue seguir o controlador, apenas permite que isso aconteça em ambientes pouco complexos com muito espaço. Se você analisar os vídeos de demonstração do R1, verá ele desviando de árvores e se adaptando em diferentes direções a diferentes tipos de objetos. Isso porque ele é extremamente complexo.

O SKYDIO R1 NÃO VEM COM CONTROLE E VOA SOZINHO DE MANEIRA COMPLETAMENTE AUTÔNOMA

 

Adam Brycofundador CEO, explica como o R1 funciona. O desenvolvimento do software foi algo fundamental para o funcionamento desta máquina, mas toda a programação feita pela equipe está baseada em um chip poderosíssimo voltado especificamente para funcionalidades autônomas, o Nvidia Tegra X1.

 Desenvolvido principalmente para carros, este superchip tem a capacidade de processamento superior a 1 teraflop. Sem esta placa não seria possível processar os dados das 13 câmeras posicionadas ao redor  do R1 e fazer leituras de textura e profundidade, calcular velocidade e rotas com altíssima precisão. O primeiro passo no processamento inteligente do dispositivo é identificar onde está o alvo e para onde está se movendo.
Utilizando as câmeras, o software se baseia nas texturas de alta qualidade para marcar o chão nas imagens recebidas e então passa a rastrear o que está se movimentando. Esta é a base de todas as etapas seguintes. Em seguida, a imagem recebida pelas 13 câmeras são comparadas entre elas e então mescladas para desenhar o mundo 3D. Estas leituras estão a todo momento sendo atualizadas pelo software em conjunto com o chip. Para saber em mais detalhes como ele funciona, recomendo assistir a este vídeo divulgado pela empresa em seu canal do YouTube.

Bom, a esta altura você já deve estar se perguntando, quanto custa esta brincadeira. O Skydio R1 consegue atingir até 40km/h, tem 64GB de memória para filmagens em 4k, e sua bateria garante voos de até 16 minutos. Além disso, vale lembrar que ele vem com o chip Nvidia Tegra X1 e é um drone revolucionário se levarmos em consideração sua inteligência artificial. Esta não é um produto para qualquer consumidor e é considerado um dos melhores drones do mundo atualmente trazendo o que há de mais moderno em tecnologia autônoma. No momento em que escrevo este artigo, ele está custando US$ 2.499 cerca de R$ 8 mil, isso em cenário internacional, por aqui ele vai beirar os 15k.

VEMOS UM FUTURO DE CARROS, ROBÔS E DRONES INDEPENDENTES QUE ENXERGAM E APRENDEM, COM UMA INTELIGÊNCIA ALÉM DA IMAGINAÇÃO – JEN-HSUN HUANG, COFUNDADOR E CEO DA NVIDIA

 

Nos vídeos de publicação e demonstração do Skydio R1, vi alguns comentários mostrando insatisfação com a qualidade de gravação da câmera ou com a limitação da aeronave em não vir com um controle. O problema é que o Skydio não foi feito para quem pretende controlá-lo ou dizer especificamente onde ele deve ir, não foi pensado para cineastas, o que também não impede ele de ser utilizado para esta função.

O SKYDIO R1 NÃO É FEITO PARA CINEASTAS OU FOTÓGRAFOS, MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUE NÃO POSSA SER UTILIZADO POR ELES

 

Acredito que o importante de ter este drone, é a tecnologia que ele carrega. Nós já temos drones altamente precisos com um controle e também já temos câmeras incríveis disponíveis no mercado, é só uma questão de tempo para que esta combinação chegue a um drone altamente autônomo como o R1. No entanto, a qualidade é bem satisfatória e serve perfeitamente para o que foi feito.

FONTE: MUNDO CONECTADO