CONHEÇA A PEQUENA EMPRESA FRANCESA CRIOU O ROBÔ QUE APAGOU O FOGO NA NOTRE-DAME

O Colossus, da startup Shark Robotics, substitui o homem em situações de perigo

Colossus: equipamento foi vital para salvar a Catedral de Notre-Dame (Foto: Divulgação)

Quem assistia à torre principal da Catedral de Notre-Damedesabar entre as chamas na tarde da segunda-feira, 15 de abril de 2019, mal sabia que graças a um pequeno empreendimento francês, a vida de dezenas de bombeiros estava sendo poupada.

Em meio aos bombeiros, quem controlava o incêndio na igreja era um drone terrestre conhecido pelo nome Colossus. A máquina é produto da Shark Robotics, uma pequena empresa da comuna de La Rochelle, na França, fundada em 2016. O robô foi construído para entrar em ação em momentos de extremo perigo, como deslizamentos de terra e temperaturas muito elevadas.

O drone Colossus em ação na Notre Dame (Foto: Divulgação )

O drone possui autonomia de até oito horas, consegue levantar até duas toneladas e lançar jatos de água de até 1,60 metros de distância. Tudo isso pesando apenas 500 kg.

A máquina, porém, não é autonôma. Para controlar remotamente o Colossus, o bombeiro utiliza um tablet remoto. Nele, consegue observar não apenas onde o drone está como também a propagação do incêndio. Sensores e câmeras especiais captam informações como fumaça tóxica e temperatura.

Colossus: equipamento foi usado para acabar com o fogo na Catedral de Notre-Dame (Foto: Divulgação)

Segundo o cofundador da empresa, Cyryl Kabbara, o Colossus está em parceria com a Brigada de Bombeiros de Paris desde 2017. “Ele é capaz de extinguir incêndios, evacuar pessoas e levar equipamentos necessários para as áreas de risco”, diz o empreendedor. “Isso usando sensores de gás e ferramentas de inspeção por vídeo.”

FONTE: PEGN