CONHEÇA O RELÓGIO QUE DETECTA ESTRESSE E PREVÊ ATAQUES EPILÉTICOS

Smartwatch da Empatica foi aprovado pelo governo dos EUA e emite alertas para o smartphone quando “percebe” que há sinais de um problema de saúde mais grave

Embrace é feito para analisar mudanças psicológicas que provocam a epilepsia e ainda mostrar as horas (Foto: Divulgação/Embrace)

Você já imaginou se fosse possível confirmar cientificamente que está estressado ou prestes a ter um ataque epiléptico? Pois este é o objetivo do Embrace, dispositivo criado pela empresa estadunidense Empatica. Modelado como um smartwatch, o acessório é feito para analisar mudanças psicológicas que provocam a epilepsia e ainda mostrar as horas.

“O nosso foco tem sido desenvolver sensores para entender o comportamento humano”, diz o cofundador Matteo Lai ao site da “Fast Company”.

Vendido por US$ 249 (cerca de R$ 930), o dispositivo é emparelhado via bluetooth a um smartphone, emitindo alertas quando o indivíduo tem um ataque epilético ou está prestes a ter um.

A empresa priorizou a detecção da epilepsia porque a doença é considerada crucial para entender o cérebro.

O objetivo é tornar mais tranquila a convivência com a doença enquanto a empresa faz um estudo para entender mais sobre o estresse e como viver com ele.

O estresse provoca respostas no sistema nervoso simpático que podem ativar as glândulas sudoríparas e deixar as palmas das mãos úmidas.

Mas, mesmo se não for visível, a corrente que passa pelo suor ativado ainda muda a superfície da pele, indicando o sinal de estresse. Também são monitorados outros dados fisiológicos como pulso, atividade física do sangue, sono e temperatura.

FONTE: PEGN