Conheça o ‘quarto de hotel do futuro’ criado em parceria com a Samsun

Planejado para os hotéis da rede Marriott International, o IoT Guestroom Lab conta com até com assistentes virtuais, mas ainda é um conceito

Em parceria com a Samsung e a fabricante de materiais elétricos Legrand, o conglomerado de hotéis Marriott International inaugura o primeiro quarto de hotel do mundo com suporte à Internet das Coisas (IoT). Com a ajuda da tecnologia, a ideia é criar uma experiência futurística e personalizável para os hóspedes.

O quarto batizado como IoT Guestroom Lab ainda está na fase de conceito, mas já tem um protótipo instalado em Maryland (EUA), onde fica a sede da Marriott International. Dentre os avanços que o quarto super tecnológico pode oferecer, é possível ressaltar diversos ajustes controlados por voz, iluminação intuitiva e um serviço personalizado, que memoriza os gostos do hóspede para suas próximas visitas.

ASSISTA O VÍDEO AQUI:

https://www.youtube.com/watch?v=1ltAF6HBSSo

Com o apoio da Samsung e da Legrand, esta última responsável pela a elaboração de instalações elétricas e hidráulicas, os hotéis da Marriott International pretendem oferecer os tradicionais serviços de hotelaria por meio de assistentes virtuais.

Assim, tudo o que antes você pediria a um concierge feito em carne e osso, passará a ser registrado por uma inteligência artificial. Esta IA, além de poder ser controlada por voz ou via smartphone, memoriza suas preferências de ar-condicionado, despertador e muito mais.

“Ao firmar parceria com a Legrand e a Marriott podemos oferecer aos usuários altos níveis de controle e customização graças aos nossos serviços de IoT viabilizados pela plataforma ARTIK e pela SmartThings Cloud.” – James Stansberry, vice-presidente da divisão IoT da Samsung.

Embora isso tudo acabe com a pessoalidade de um bom serviço de hotel, não dá para negar que a proposta é interessante no ponto de vista do hóspede: além de desfrutar duma experiência que deve demorar muito a chegar em nossas casas, a automação do serviço estabelece um padrão de funcionamento para toda a rede de hotéis.

Serviço padronizado

ASSISTA O VÍDEO AQUI:

https://www.youtube.com/watch?v=vw6THK6ZAu4

Para os mais de 30 hotéis da rede Marriott International, as vantagens ficam por conta de um serviço mais eficiente, padronizado e personalizável. Além disso, há toda a carga publicitária que o nome ‘Internet das Coisas’ agrega aos hotéis que adotarem a tecnologia.

Até o então momento, não há planos concretos para a construção de outros quartos super tecnológicos na rede Marriott International, já que as empresas ainda estudam os custos de adoção da tecnologia. Ainda assim, os testes com o IoT Guestroom Lab ocorrerão por cerca de três meses, analisando feedbacks e realizando ajustes na ideia.

Caso a resposta do projeto seja positiva, com hóspedes e gerentes de hotéis demonstrando interesse pelo conceito “quarto de hotel do futuro”, a Marriott International pretende expandir a proposta, adotando-a em parte de sua rede nos próximos cinco anos.

Fonte: SHOWMETECH