maio 02

Conheça as tecnologias das startups que brilharam na Agrishow

Armadilhas de pragas inteligentes, soluções financeiras para manejo de solo e muito mais! Confira o que cada startup levou para a feira!

Tarvos S.A. foi a grande vencedora do Prêmio Agrishow de Startups

Foto: Agrishow

Agrishow 2022 – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação termina nesta sexta-feira, dia 29, mas continua apresentando inovações capazes de transformar o agronegócio brasileiro com um espaço especialmente reservado para startups do mundo agro.

Mais que tecnologia, a alegria em participar do maior evento do setor pode ser sentida tanto no público quanto nos empreendedores e startups que investem em conhecimento para elevar o nível de suas soluções.

É na Arena do Conhecimento que aconteceu o Prêmio Agrishow de Startups. Atualmente, o número de startups atreladas ao agro tem crescimento contínuo, são mais de 1.500 no Brasil. Logo, não poderia faltar uma ala dedicada para celebrar tal grandeza na Agrishow, a maior feira do setor na América Latina. Neste ano, surge o concurso para premiar as três melhores, elegendo a Tarvos como a grande vencedora. Segundo Clayton Guimarães, da Core, parceira da Agrishow no prêmio, a startup poderá usar o espaço do Supera Parque por até seis meses, além de outras oportunidades que poderão surgir, inclusive no exterior. Ele observou que a qualidade das startups participantes e as tecnologias apresentadas surpreenderam os organizadores do evento. “Estamos na era da transformação e o agro não pode ficar de fora dessa evolução de mindset”, frisou.

Diversas soluções foram apresentadas para o mercado e chamaram a atenção dos produtores. Venha conhecer um pouquinho de cada startup e suas tecnologias!

Pódio da premiação

O grupo desenvolveu armadilhas inteligentes que conseguem capturar, identificar, analisar e gerar informações consistentes sobre diversas pragas que afetam as lavouras.

“Nosso diferencial é desenvolver e operar estações inteligentes que acompanhem a produção de várias culturas. Além disso, as informações são disponibilizadas ao produtor rural por meio de WhatsApp”, observa Andrei Grespan, um dos sócios fundadores da Tarvos.

Com sede em Campinas, a Tarvos S.A. é pioneira no desenvolvimento de soluções em software e equipamentos eletrônicos para coleta de dados para o manejo digitalizado de pragas e doenças agrícolas.

A segunda colocação no prêmio ficou com a fintech Traive Finance, cujo foco é ajudar o mercado financeiro a entender o negócio agro para poder fazer empréstimos de forma mais assertiva. Sua plataforma financeira aberta conecta, por meio de dados e tecnologia proprietários, toda a cadeia agrícola ao mercado de capitais, eliminando incertezas, aumentando eficiência operacional e diminuindo os custos de forma rápida e sustentável.

Em terceiro lugar, aparece a Bione4all entre os 11 finalistas. A startup trabalha com soluções para manejo de solo, com foco em defesa e nutrição da planta.

Novas tecnologias, novos negócios

A partir dos participantes da premiação, fica claro que o agronegócio gera e demanda diversos tipos de serviços, desde máquinas até softwares de inteligência artificial. Assim, a capacidade de movimentar a economia e o próprio setor se torna cada vez mais relevante.

E claro, a sustentabilidade também é uma das metas para os negócios. Assim, algumas empresas apresentam novas soluções em consumo de energia, como a startup que também estava entre as 11 finalistas, Dinâmica, que aumentou a altura das placas fotovoltaicas em 1,5 m para oferecer também sombra para o gado.

Lucas Ribeiro, gerente de sustentabilidade da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio e membro da Comissão Julgadora, ressaltou a importância da premiação para o setor agro, que por si só já é muito complexo. “São muitos agentes e variáveis que influenciam a cadeia produtiva de diversas formas. A iniciativa da Agrishow em promover esse prêmio deu visibilidade às startups do segmento, mas também oferece ao produtor rural oportunidade para encontrar soluções para seus problemas no campo”, observou.

A edição desse ano contou com outras inovações também, além de inúmeras montadoras apresentarem seus veículos elétricos, tivemos soluções em drones e tecnologias agrícolas e a própria feira lançou o espaço “Agrishow pra Elas”, destinado exclusivamente às mulheres.

FONTE: https://www.terra.com.br/economia/agrishow/conheca-as-tecnologias-das-startups-que-brilharam-na-agrishow,f6aac94d34318eacb6d090b4c98b32688qduhrdv.html