out 05

Conheça 6 possibilidades oferecidas pela Internet das Coisas para deixar seu lar mais inteligente, confortável e seguro.

Internet das coisas permite o controle de itens da casa, a partir de qualquer lugar e pelo smartphone

Mas o que é a Internet das Coisas? É conectar pessoas e objetos (eletrodomésticos, dispositivos móveis, veículos etc.) por meio da internet e de sensores. Com IoT, dá para controlar o funcionamento de muitas coisas pelo celular. Isso inclui sistemas de iluminação e ar condicionado, várias funções em automóveis, geladeiras, fornos, a segurança de onde você mora.

Se a internet transmite dados entre dispositivos (telefones, computadores, tablets), com a IoT passa a executar controle em aparelhos. E tudo sob o nosso comando! Conheça abaixo exemplos do que é possível fazer hoje em sua casa. E sem gastar muito!

1 – Smart TVs

Na IoT, é necessário que televisores, geladeiras e demais eletrodomésticos sejam equipados com sensores para receber e processar sinais de Wi-Fi. Além disso, aplicativos para smartphones ou controles remotos dos próprios aparelhos completam a conexão.

Fabricantes de TVs foram os mais rápidos a adotar a nova tecnologia. Por isso, talvez você já tenha em casa uma Smart TV. Esses aparelhos incorporam a internet, via Wi-Fi, para acesso e conexão com Netflix, Amazon Prime, Spotify, Google Play Movies, navegadores etc. Você pode acessar o que quiser pelo seu aparelho de televisão.

O Wi-Fi dá nova dimensão aos televisores, fazendo com que deixem de ser apenas retransmissores de sinal. Além disso, também é IoT a possibilidade de usar seu smartphone como controle remoto do seu televisor – seja ele smart ou não. E de outros aparelhos. Você pode fazer isso por meio de de apps específicos. Confira no Google Play três deles:

  • Sure, que controla de tudo:
    • Televisores comuns;
    • Smart TVs LG e Samsung;
    • Ar condicionado;
    • Apple TV e Chromecast;
    • Receptores de áudio e vídeo;
    • DVD players;
    • Projetores;
    • Lâmpadas de LED;
    • Robôs aspiradores de pó.
  • Peel, fácil de configurar e que igualmente controla muitos dispositivos diferentes.
  • Universal, que é específico para televisores e controla todas as suas funções.

Para iPhones, você precisa de controle remoto para cada marca de televisor: Samsung,Panasonic LG, Philips e Sony.

2 – Iluminação

Outro uso da IoT: o sistema Bluelux controla tudo o que se refere à iluminação de sua casa. Com o celular, você programa horários para acender e apagar lâmpadas. Além disso, acende luzes a distância e ainda consegue saber quais estão acesas ou não.

E o que você precisa para ter o sistema? Basta adquirir um módulo de controle, entre as várias opções, dependendo das funções que você quer. Assim, você faz a compra na própria loja online da Bluelux. Aliás, os preços são razoáveis. A instalação pode ser feita por você mesmo, se tiver algum conhecimento de eletricidade, ou por um eletricista.

E depois é só baixar um app, disponível para Android ou iOS. Pronto, seu smartphone vai controlar facilmente várias coisas em sua residência!

3 – Aspirador de pó

Os pequenos robôs inteligentes – ou iRobôs – que aspiram o pó são sonho de consumo de muita gente. Dessa forma, os equipamentos são controlados por smartphone, funcionam de forma autônoma e até passam pano no chão. Dessa forma, eles removem sujeira e poeira. Além disso, se ajustam automaticamente a tapetes, pisos de madeira, de cerâmica e de linóleo ao circularem pelas peças.

O Roomba 690, um modelo bastante usado

4 – Portão de garagem

A WiLight é uma empresa brasileira que atua exclusivamente na área de controles remotos de dispositivos com Wi-Fi. Oferece produtos de baixo custo (entre R$ 220 e R$ 300.), que podem ter lugar garantido na sua casa.

Um destaque é o modelo G-001, que faz controle de portão de garagem e aposenta os antigos controles remotos. Com o sistema, o portão elétrico é controlado por smartphone ou tablet, com o auxílio de rede Wi-Fi. Aliás, é fácil de instalar e configurar, e após a compra do aparelho é só baixar o app.

Por se basear em tecnologia Wi-Fi, apresenta configuração simples, dispensando cabos de comunicação e centrais específicas para o sistema (tudo é feito pelo app, que pode ser baixado gratuitamente na App Store e na Google Play).

WiLights fabrica vários controles via Wi-Fi para casas inteligentes

Além do portão de garagem, a empresa oferece controles por celular via Wi-Fi para circuitos de:

  • Iluminação, com uma ou mais lâmpadas;
  • Iluminação, com controle da intensidade de luz;
  • Ventilador de teto.

5 – Segurança

A Internet das Coisas está avançada na questão da segurança do lar. Para monitorar o que acontece e eventuais ameaças, câmeras de segurança controladas por celular estão disponíveis com especificações variadas. O importante é que tenham autonomia, definição de imagem, capacidade de armazenamento (memória) e controle fácil e seguro pelo smartphone.

Uma das boas opções é a IP Sem Fio Wi-Fi HD 720p Robo Wireless. Ela tem conexão via Wi-Fi e é energizada diretamente na tomada, o que garante sua autonomia. Grava áudio e possui duas antenas, o que possibilita receber de forma mais rápida o sinal Wi-Fi.

A câmera não necessita de HD para armazenamento das imagens, tem compartimento para cartão de memória de até 32 GB. Dessa forma, pode ser instalada no teto, tem sistema de alarme de movimento e é controlada por app via smartphone, tablet ou notebook.

Esta câmera tem duas antenas e cartão de memória

 

6 – Lavagem e secagem de roupas

Já chegou ao Brasil a nova máquina de lavar e secar roupas da Samsung. Ela tem capacidade para 10,2 kg e funções inteligentes controladas via smartphone. É a QDrive (WD6800), que atende a comandos de voz por meio do Bixby, o assistente pessoal da Samsung. Detalhe importante: promete reduzir pela metade o tempo de lavagem.

Máquina inteligente é aposta da Samsung

Pelo smartphone ou tablet da Samsung, você controla funções da QDrive e conta com dicas e recursos extras. Assim, a função Laundry Recipe (Receita de Lavagem) sugere qual ciclo usar, dependendo dos tipos e quantidade de roupas.

Aliás, você também pode usar o celular para iniciar a lavagem à distância. Ou também programar o recurso Laundry Planner (Planejador de Lavagem) para definir horário para início e término do processo.

Assim, inteligência similar deverá surgir em outras marcas. Dessa forma, a Whirpool já anunciou parceria com a Apple para controle de lavadoras e secadoras de roupa com o Apple Watch.

Pronto para deixar sua casa mais inteligente a partir da Internet das Coisas? Aliás, nos ambientes de trabalho a IoT é igualmente fundamental. Veja um exemplo em nosso texto sobre 5 redes sociais que disponibilizam serviço de videoconferência.

FONTE: VIVO TECH