Conferência Global da Economia Digital 2023: explorar em conjunto o futuro da economia digital

Participantes experienciam o metaverso por meio da realidade virtual, na exposição temática da boutique da Conferência Global da Economia Digital de 2023, em Beijing. Chen Xiaogen/Diário do Povo Online

Recentemente, a Conferência Global da Economia Digital de 2023 foi realizada no Centro Nacional de Convenções de Beijing, na China. Representantes de 18 cidades parceiras juntaram-se a Beijing para lançar conjuntamente a “Iniciativa de Cooperação entre Cidades Parceiras Globais de Economia Digital”.

A iniciativa abrange seis áreas, incluindo a promoção da cooperação entre cidades globais, o compartilhamento de um ambiente de mercado aberto e mutuamente benéfico, a construção de um ecossistema de inovação digital e tecnológica, aceleração do processo de transformação digital das cidades, apoio ao desenvolvimento verde proporcionado por tecnologia digital e suporte à cooperação global em inclusão digital. O objetivo passa por estimular a cooperação e o intercâmbio entre cidades globais, compartilhar um ambiente de mercado aberto e mutuamente benéfico, construir um ecossistema de inovação digital e tecnológica, acelerar a transformação digital das cidades, promover o desenvolvimento verde possibilitado por tecnologias digitais e apoiar a cooperação global para a inclusão digital, construindo, conjuntamente, uma rede aberta e inovadora de economias digitais entre cidades globais num quadro multilateral e bilateral internacional.

A Conferência Global da Economia Digital é realizada com sucesso desde 2021. Com o tema “desenvolvimento impulsionado por dados e liderança inteligente no futuro”, o objetivo da conferência é estimular a inovação global em tecnologias digitais, impulsionar a transformação digital e construir uma plataforma importante para a cooperação e intercâmbio internacional no setor.

Atualmente, as bases do desenvolvimento da economia digital na China estão se fortalecendo cada vez mais. Até o final de maio deste ano, a China havia construído um total de 2,844 milhões de estações-base 5G e tinha mais de 2,05 bilhões de usuários de terminais móveis de Internet das Coisas. Entre as principais economias globais, a China lidera ao ter um número de dispositivos conectados à Internet das Coisas superior ao número de conexões de utilizadores.

De acordo com dados do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, a integração entre a economia digital e a economia física da China está acelerando. Até o final de maio deste ano, a digitalização das etapas-chave das empresas industriais-chave alcançou 59,4%. Mais de 1.700 fábricas digitais e inteligentes que lideram o desenvolvimento da indústria foram estabelecidas. Existem mais de 240 plataformas de Internet industrial de grande influência regional e setorial em todo o país, sendo que essas plataformas estão conectadas a mais de 89 milhões de dispositivos. Novos aplicativos, cenários e modelos de negócio continuam emergindo de forma contínua.

A indústria central da economia digital continua a se fortalecer, e o setor digital se tornou uma força importante de promoção do desenvolvimento da economia digital. Nos primeiros cinco meses de 2023, a receita do setor de software na China ultrapassou os 4,3 trilhões de yuans – um aumento de 13,3% em relação ao ano anterior. A receita de serviços de tecnologia da informação atingiu os 2,84 trilhões de yuans, sendo que os serviços de computação em nuvem e big data geraram uma receita combinada de 436,6 bilhões de yuans, injetando vitalidade e dinamismo na inovação tecnológica e no desenvolvimento econômico e social.

Nos últimos anos, Beijing tem promovido vigorosamente a construção de uma cidade de referência global na economia digital. O valor adicionado da economia digital aumentou de 871,94 bilhões de yuans em 2015 para 1,7 trilhão de yuans em 2022, representando uma proporção do PIB que subiu de 35,2% para 41,6%. Existem mais de 8.000 empresas de grande porte nas indústrias centrais da economia digital.

Enquanto vitrine e plataforma de comunicação para os resultados da construção de cidades de referência, a Conferência Global da Economia Digital tornou-se uma plataforma internacional de alto nível, especializada em intercâmbios e cooperação. Seu objetivo é construir um modelo global de economia digital inclusiva, equilibrada, inovadora, abrangente e cooperativa, promovendo a prosperidade conjunta.

No futuro, a conferência continuará a implementar todas as iniciativas propostas, fornecendo mais oportunidades para a comunidade internacional, colaborando e compartilhando os resultados do desenvolvimento da economia digital, explorando em conjunto o futuro da economia digital e injetando um novo ímpeto no desenvolvimento econômico global.

FONTE:

http://portuguese.people.com.cn/n3/2023/0711/c309806-20042460.html