jan 06

Conceito de Cadillac elétrico e autônomo é apresentado na CES 2022

O InnerSpace, novo conceito da Cadillac para duas pessoas, está sendo apresentado hoje na CES 2022, trazendo um estilo coupé de luxo totalmente autônomo com um sistema de transmissão elétrico. Assim, a marca aumenta o portfólio Halo de veículos conceito que, segundo informa, são concebidos para “não apenas mover os passageiros em um ambiente luxuoso, mas também para aumentar o bem-estar”.

Na CES do ano passado, a Cadillac já tinha apresentado os dois primeiros conceitos Halo: o PersonalSpace, um conceito de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) pessoal de assento único, e o SocialSpace, um veículo autônomo espaçoso para até seis passageiros.

Três conceitos de veículos da Cadillac
Imagem: Divulgação/Cadillac

Um conceito para curtir o ambiente de dentro e de fora

O InnerSpace não faz uso de controles tradicionais, como volantes e pedais, afinal de contas, autônomo. Em vez disso, a Cadillac opta por um espaço interior com uma tela LED curva que envolve quase completamente os passageiros. Já a entrada biométrica, impulsionada por IA, e as interfaces permitem que os passageiros selecionem variados temas, como interação com realidade aumentada e entretenimento.

Área interna do conceito autônomo
Imagem: Divulgação/Cadillac

Conceitualmente, o portfólio Halo da Cadillac reaproveita a forma como os passageiros usam seu tempo durante a viagem para, de acordo com a marca, proporcionar um espaço de conforto e descanso. Bryan Nesbitt, designer global e diretor executivo da General Motors (GM), diz que os conceitos oferecem visões para a próxima década, em linha com a ideia de um mundo “com zero acidentes, zero emissões e zero congestionamento”.

Tecnologias GM

Carro conceito elétrico da Cadillac
Imagem: Divulgação/Cadillac

Além da plataforma de software Ultifi da GM, que permite a entrega de atualizações de software pelo ar, a Cadillac cita no conceito InnerSpace o sistema de gerenciamento de bateria sem fio da Plataforma Ultium. Com ele, os módulos de bateria se espalham pelo veículo, permitindo uma ideia de cabine maior. Assim, foi dada uma liberdade de design inclusive para uma posição de assento extremamente baixa, semelhante a um carro esportivo.

No exterior, o InnerSpace apresenta vidro panorâmico expansivo no teto e parte das laterais da carroceria. Aliás, o teto abre com as portas e os bancos giram para fora quando elas são abertas, o que aumenta a impressão de entrada e saída mais confortável.

Carro elétrico com as portas abertas
Imagem: Divulgação/Cadillac

Os pneus do conceito autônomo da Cadillac, desenvolvidos pela Goodyear para veículos eletrificados, apresentam a tecnologia SoundComfort projetada para ajudar em uma viagem ainda mais silenciosa (como as proporcionadas pelos veículos elétricos). A inserção da Goodyear no InnerSpace continua com a tecnologia SightLine, que transmite informações importantes sobre pressão, temperatura, carga e outros fatores de desempenho dos pneus.

Carro conceito da Cadillac
Imagem: Divulgação/Cadillac

A CEO da GM, Mary Barra, anunciou na CES 2022 um plano para comercialização de veículos totalmente autônomos já a partir do meio da década (estaríamos falando de algo daqui a dois ou cinco anos, talvez). A Cadillac, como marca de luxo da empresa, possivelmente terá um papel nesse esforço.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/01/05/carros-e-tecnologia/conceito-de-cadillac-eletrico-e-autonomo-e-apresentado-na-ces-2022/