Computação em nuvem pegou para valer

A computação em nuvem pegou para valer no Brasil e está em todos os orçamentos de TI das companhias brasileiras, revela o diretor da IT4CIO, Ivair Rodrigues. A pesquisa anual da IT4CIO, que contou com a participação de 1500 empresas de grande e médio porte do País, revela que cloud computing está, agora, na missão crítica.

“Temos corporações colocando aplicações vitais na nuvem. É claro que ainda há àquelas que preferem colocar as aplicações periféricas. O número de migração de pacotes ERPs para a nuvem mais que dobrou no ano passado. Essa é uma prova que cloud foi aprovada”, avalia Rodrigues.

Com um investimento em TI previsto em R$ 80 bilhões para 2018, os projetos voltados para computação em nuvem, BI e analytics despontam nas prioridades dos gestores de Tecnologia. “Há três anos, não se falava de cloud. O uso da tecnologia amadureceu e, hoje, computação em nuvem está no dia a dia das empresas. Analytics também. O uso do dado cresce e se transforma em ativo. Até o governo está falando em usar cloud”, pontuou Ivair Rodrigues.

A pesquisa da IT4CIO aponta que os investimentos em TI cresceram 3,1% em Reais em 2017, um pouco mais do que a inflação projetada para o ano, que foi de 2,8%. Este crescimento poderia ter sido maior, se não houvesse a queda dos investimentos de 2,1% por parte do segmento governamental. Desde 2015 o governo vem diminuindo os seus gastos com informática. Para 2018, 51% dos entrevistados mencionaram que terão os seus orçamentos aumentados em TI, enquanto 23% diminuirão. A previsão é de que haja um aumento médio de 5% este ano.

FONTE: CLOUD COMPUTING