Como saber se uma foto foi criada por Inteligência Artificial

A criação de imagens por inteligência artificial está cada vez mais aperfeiçoada, com produções às vezes hiper-realistas. Porém, mesmo que plataformas como DALL-E, Lensa e Midjourney sejam muito avançadas, sua capacidade está longe de ser perfeita, e não é necessário ser especialista em fotografia para saber se uma foto foi gerada por IA. O Canaltech explica agora como fazer isso.

A dica geral é a seguinte: esse tipo de registro contém uma série de imperfeições ou características que entregam sua procedência, como um detalhe distorcido ou algum elemento completamente fora de contexto, então prestar bem atenção pode ser um bom antídoto nessas horas.

3 dicas para saber se uma imagem foi gerada por IA

1. Procure por anomalias

Uma foto gerada por robô pode parecer perfeita quando vista de relance, mas ao analisá-la com mais profundidade é possível identificar alguns detalhes incomuns que dão pistas sobre sua procedência. Esses pormenores podem ser:

  • Partes muito borradas;
  • Fundos excessivamente desfocados;
  • Objetos estranhos ou que se misturam a outros elementos;
  • Textos ilegíveis ao fundo;
  • Assimetria dos detalhes da face (olhos tortos e dentes desalinhados, por exemplo) ou de membros do corpo;
  • Partes da foto pintadas de forma grosseira, como cabelo, barba e pedaços de roupa;
  • Objetos se misturando à pele ou às roupas, como óculos, colares e brincos;

Um bom exemplo disso é o registro do Papa Francisco usando uma roupa de grife. A imagem chamou a atenção pelo alto nível de realismo, mas é possível observar que a mão direita do Papa está deformada e pequena demais, além de estar segurando uma espécie de xícara ou caneca, enquanto a sombra dos óculos ficou torta em relação à linha da armação.

Já o crucifixo do colar está borrado e não é possível identificar a imagem do artefato na composição.

Outro ótimo exemplo é a cena em que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump é preso. Basta observar que os rostos de quase todos os policiais estão borrados para notar que há algo de suspeito na imagem. Além disso, os emblemas nos uniformes da polícia estão completamente distorcidos e não há como identificar qualquer elemento neles.

2. Confira se existe uma marca d’água

Essa dica não é tão óbvia e pode não valer para todas as plataformas, mas alguns sites inserem marcas d’água em suas criações para identificar sua origem e também que se trata de material gerado por IA.

A ferramenta DALL-E é um exemplo disso. Ao entregar a foto para o usuário, é possível identificar um retângulo colorido no canto inferior direito da imagem. Então, quem ver um registro com essa marca d’água na internet vai ter certeza que se trata de uma criação da plataforma da OpenAI.

3. Pesquise na internet

Se a imagem estiver em um contexto completamente fora do comum, sem muito sentido, também vale desconfiar e pesquisar na web a respeito . Verifique se existem notícias contextualizando a foto, se ela foi publicada em grandes sites, páginas confiáveis nas redes sociais ou fontes oficiais, ou se o autor dela fez algum tipo de declaração explicando os detalhes da imagem.

Se a foto estiver publicada em um perfil de rede social, a dica é checar comentários, descrição e acessar o perfil de quem compartilhou. Pode ser que esses locais tenham alguma informação importante sobre a procedência da imagem, como uma hashtag do aplicativo, uma menção à IA ou um título que dê a entender que não se trata de uma foto real.

Pronto, agora que você já sabe como identificar imagens geradas por inteligência artificial, que tal também aprender como criá-las? É só conferir esse tutorial ensinando a utilizar o Midjourney e deixar a criatividade fluir.

FONTE: https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/como-saber-se-uma-foto-foi-criada-por-inteligencia-artificial/