jul 29

Como o e-commerce interativo gera mais oportunidades de negócios?

O e-commerce interativo é um tipo de negócio digital que oferece conteúdos intuitivos e estimula o engajamento do cliente.

O mercado está em constante evolução, e oferecer uma experiência enriquecedora aos clientes se tornou uma necessidade, inclusive para o comércio eletrônico. Nesse sentido, o e-commerce interativo é um conceito interessante que contribui para gerar oportunidades de negócios.

Trata-se de uma estratégia que otimiza o relacionamento com o público e proporciona uma experiência imersiva, estimulando o engajamento. Com isso, o negócio tem vantagens importantes para se destacar e facilitar o processo de conversão, o que impulsiona os resultados.

Mas, afinal, você sabe o que é o e-commerce interativo? Se deseja ter uma marca reconhecida no mercado, é fundamental entender o assunto. Pensando nisso, confira, neste artigo, o que ele significa, como ajuda a melhorar as oportunidades e de que forma criá-lo. Então, continue a leitura!

O que é um e-commerce interativo?

O e-commerce interativo é um tipo de negócio digital que oferece conteúdos intuitivos e estimula o engajamento do cliente. Sendo assim, é mais do que apenas ler e visualizar produtos, pois incentiva os consumidores a responder, enviar comentários e, até mesmo, criar soluções personalizadas.

Em outras palavras, é uma loja virtual que estimula o engajamento do cliente de forma intensa, despertando o interesse e a reação. Por meio de mídias digitais e conteúdos relevantes, conecta-se com o público-alvo e estabelece um relacionamento agradável e bilateral.

Diante disso, a estratégia do e-commerce interativo tem sido cada vez mais adotada pelas lojas digitais, proporcionando benefícios importantes. Afinal, com processos de venda interativos, as possibilidades de aumentar as taxas de conversão são maiores, o que favorece resultados satisfatórios.

Por que é um conceito importante?

Com a evolução do mercado, o nível de exigência e hábitos de consumo mudou de forma significativa em todos os segmentos. Dessa forma, as lojas precisam ir além de oferecer produtos de qualidade, e investir na experiência do cliente para ter resultados positivos e competitividade.

Nesse contexto, o conceito do e-commerce interativo é uma estratégia extremamente promissora e auxilia a proporcionar uma experiência incrível ao cliente. Trata-se de uma maneira para dar voz ao consumidor ao criar vendas participativas e agregar valores ao negócio.

Ao engajar o consumidor, a jornada de compra é feita de maneira bem direcionada e com boas possibilidades de conversão. Isso cria relacionamentos sólidos com o cliente e contribui para gerar fidelidade, facilitando bastante o processo para ter altos níveis de recompra e elevar o ticket médio.

Portanto, o e-commerce interativo é uma grande tendência no mercado e importante para potencializar os resultados. Além disso, ele contribui para o posicionamento de marca e gera competitividade, fatores indispensáveis para se destacar em um dos segmentos mais disputados da economia.

De que forma ele ajuda a gerar oportunidades de negócio?

As ações adotadas pelo e-commerce interativo conseguem proporcionar inúmeros benefícios para o negócio, inclusive aumentar as oportunidades. Devido ao relacionamento próximo entre loja e consumidor, as possibilidades são maiores para converter as vendas.

Entretanto, a estratégia do e-commerce interativo é gerar mais negócios qualificados, ou seja, atrair o perfil de consumidor que combina com a marca. Assim, as ações são naturalmente direcionadas ao público-alvo e reduzem os custos para a captação de clientes.

Além disso, veja, a seguir, como o e-commerce interativo ajuda a gerar oportunidades.

Oferece uma melhor experiência

Um dos grandes objetivos do e-commerce interativo é melhorar o contato e a experiência de compra do consumidor. Como você viu anteriormente, esse fator é considerado uma necessidade para o sucesso no mercado atualmente. Por isso, deve ser prioridade.

O e-commerce interativo busca a participação do consumidor por meio de conteúdos e ferramentas digitais relevantes. Por isso, cativa e proporciona uma experiência enriquecedora, demonstrando que a opinião e a participação do cliente são primordiais para o negócio, e não apenas vender.

Ajuda a coletar informações de interesse

O resultado da interação do consumidor com o e-commerce oferece dados importantes para direcionar as estratégias comerciais. Com as respostas, os gestores podem compreender melhor o público e aplicar ações certeiras para atender às necessidades.

Em outras palavras, quando o usuário responde os questionamentos e conteúdos, é possível entender gostos, preferências e etapas da jornada de compra. Com esses dados, a tomada de decisões é feita de maneira prática e eficiente, melhorando a performance do negócio.

Aumenta o tempo de permanência

O tempo de permanência do consumidor no site da loja é crucial para elevar as possibilidades de vendas. Em vista disso, o e-commerce interativo disponibiliza conteúdos que incentivam o usuário a permanecer um tempo maior na página e mais engajado.

Sendo assim, quando o site da loja é interativo, o usuário tende a explorar mais as funcionalidades, conhecer melhor os produtos e participar das ações. Dessa maneira, as probabilidades de fazer compras são reais, além de favorecer o relacionamento de fidelidade.

Construção do público

Outro ponto relevante do e-commerce digital é a oportunidade de construir um público engajado e que seja adequado para o perfil da marca. Esse fator é importante para manter as vendas durante todo o ano e garantir uma carteira de clientes fidelizada, que sempre procura a loja.

Portanto, a interatividade proposta pelo empreendimento é a melhor estratégia para a atratividade, a fidelidade e a retenção do público-alvo. Logicamente, as oportunidades de negócios serão mais efetivas para ter clientes regulares, que contribuem para manter os resultados de acordo com os objetivos.

Como criar um e-commerce interativo?

Diversos tipos de conteúdos podem ser utilizados para viabilizar a interatividade do usuário em um negócio virtual. Sendo assim, é possível contar com muitas estratégias para tornar o e-commerce interativo e contribuir para estimular a participação dos usuários.

Nesse sentido, o primeiro passo para essa evolução da loja é estudar o público-alvo, definir os objetivos e um planejamento específico. Dessa forma, você terá uma visão mais clara sobre quais as melhores ferramentas para utilizar e incentivar a participação dos usuários.

Saiba, a seguir, quais as principais estratégias para criar um e-commerce interativo.

Crie landing pages educacionais

A landing page, ou página de destino, é uma estratégia importante para atrair as pessoas certas para a loja e facilitar a conversão dos usuários. Trata-se de páginas com poucas informações e constituídas apenas por uma chamada para a ação principal, evitando distrações.

Sendo assim, é possível preencher essa estratégia com materiais ricos e educacionais, como e-books, infográficos e outros conteúdos atrativos. Com isso, consegue despertar a atenção e estimular a participação do usuário de forma direta.

Utilize simuladores virtuais

Como o contato do cliente com o e-commerce é feito de forma virtual e remota, não é possível experimentar os produtos antes de comprá-los. Entretanto, os simuladores virtuais surgem como recursos modernos e que permitem realizar demonstrações interativas dos itens.

Sendo assim, o consumidor pode analisar todos os detalhes e testar o produto de forma virtual, antes de efetivar a compra. Por isso, disponibilizar os simuladores no site é uma excelente alternativa para incentivar a participação do cliente e, ainda, reduzir as devoluções e as trocas.

Pense em soluções personalizáveis

Mesmo para um e-commerce que realiza a revenda de produtos, desenvolver estratégias para personalizar as compras é fundamental. É uma maneira de estimular a participação do consumidor e oferecer mais possibilidades para melhorar as vendas.

Para isso, você pode oferecer ao cliente a possibilidade de criar kits de produtos alinhados com a sua preferência, personalizar embalagens, presentes e outras opções. O importante é garantir que o usuário tenha meios para comprar de acordo com o próprio perfil, explorando as funcionalidades do site.

Divulgue vídeos criativos

Os vídeos criativos são excelentes ferramentas para engajar e estimular a interatividade do usuário de forma imersiva. Você pode fazer vídeos 360 graus dos seus produtos sobre como é a utilização, curiosidades e muitas outras possibilidades que darão vida ao que você vende.

Utilize questionários

Os questionários são recursos importantes para o e-commerce, e por eles é possível obter diversas informações sobre os consumidores. Além de estimular a interação, os dados fornecidos pelas questões são essenciais para direcionar outras decisões comerciais relevantes.

Sendo assim, realizar questionários e um quiz interativo, para contar com a participação dos usuários e captar dados extremamente valiosos – que serão úteis para orientar as ações de vendas -, contribui para entender a jornada de compra e otimizar os processos de conversão.

Quais os cases de sucesso no e-commerce interativo?

O e-commerce interativo já demonstrou ser eficiente para diversas empresas no mercado nacional e internacional. Com isso, é possível notar cases de sucesso que envolvem as estratégias de interatividade entre usuários e marcas e que promovem ótimos resultados.

Alguns dos exemplos de campanhas interativas de sucesso no e-commerce são:

  • Nike: incorporou no site um simulador virtual que permite ao usuário tirar suas medidas para encontrar o produto ideal;
  • New Chapter: a marca de vitaminas e suplementos utiliza questionários interativos para tirar dúvidas dos usuários sobre os produtos;
  • Geox: a loja de calçados italiana oferece ao usuário um conteúdo audiovisual, que permite mudar o clima para demonstrar a adaptação do produto em diferentes situações.

Quais as consequências de não pensar na interatividade?

A interatividade é parte essencial para a experiência do cliente e tem relação direta com os resultados de um e-commerce. Sendo assim, é possível dizer que se tornou uma necessidade para superar os concorrentes, atrair e fidelizar os consumidores.

Nesse sentido, deixar de oferecer recursos interativos aos usuários é um fator que vai comprometer a imagem da marca e o desempenho no mercado. Isso leva à perda de competitividade, à baixa taxa de conversão e, consequentemente, à queda nas vendas ao longo do tempo.

Portanto, o e-commerce interativo é uma estratégia extremamente vantajosa para uma loja virtual, como podemos concluir neste artigo. Afinal, investir em meios para se aproximar do público é o segredo para a eficiência das ações comerciais, consistência dos resultados e crescimento do negócio.

Gostou de saber tudo sobre o e-commerce interativo? Agora que está bem informado, aproveite e curta nossa página no Facebook para ver outros conteúdos incríveis sobre diversos assuntos importantes para o crescimento do seu negócio.

FONTE: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/e-commerce-interativo-negocios/