Como mostrar que o meu e-commerce não é uma fraude na Black Friday

Não ser uma fraude na Black Friday é a preocupação de muitos empreendedores digitais. E existe uma razão para esse cuidado: em 2021, a sexta-feira de ofertas registrou mais de 119 mil tentativas de fraudes. Em termos de faturamento, o prejuízo evitado foi de cerca de R$ 125,8 milhões — 79% mais que o mesmo período do ano anterior.

É muita coisa, não é mesmo? Pois bem, é por isso que é importante investir em estratégias para comprovar que o seu e-commerce é confiável. Além de conquistar mais vendas com as medidas de segurança, a empresa também se protege de pessoas mal intencionadas, sabe?

Veja só algumas dicas para mostrar ao cliente que o seu e-commerce não é uma fraude.

Cuide da reputação digital

Já virou hábito entre os consumidores em processo de decisão de compra fazer pesquisas na internet para saber se a marca, de fato, existe e é digna de confiança. As informações encontradas nessa busca formam a reputação digital da marca.

Em outras palavras, a reputação é a forma que o consumidor percebe a empresa. Cuidar da imagem, portanto, é fundamental para transmitir credibilidade e conquistar a confiança do consumidor.

Aliás, uma forma de garantir uma boa fama no mercado é por meio do atendimento de qualidade prestado no Reclame AQUI. Nesse contexto, a postura das marcas na plataforma pode recuperar um cliente insatisfeito e convencer o indeciso.

Aliás, tem mais uma ferramenta legal para melhorar a imagem da empresa e transmitir mais confiança na Black Friday: o selo RA Verificada. O certificado é emitido pelo Reclame AQUI após uma auditoria nos canais de atendimento, avaliação de saúde financeira e reputação da marca.

Na prática, isso significa que empresas com o selo são reais, funcionam de forma regular e prestam um bom atendimento na plataforma. Logo, a solução é bem legal para dar mais credibilidade ao e-commerce.

Abra espaço para reviews no e-commerce

Veja bem: os reviews funcionam como provas sociais. Isso porque são relatos de consumidores reais a respeito da experiência que tiveram com um produto, serviço ou marca. Ao ler esses depoimentos, compradores em potencial avaliam se vale a pena ou não consumir daquela marca.

É por isso que ter uma ferramenta de reviews é fundamental para mostrar ao cliente que o seu e-commerce não é uma fraude. Mas atenção: os reviews precisam ser verdadeiros para transmitir confiança, viu? É aí que entra o selo de reviews verdadeiros da RA Trustvox.

A RA Trustvox é uma plataforma de reviews independente que coleta, audita e publica reviews verdadeiros e verificados. A título de curiosidade, o lojista não tem autonomia para editar os depoimentos dos clientes, nem incluir fake reviews só para inflar o perfil da marca.

Sendo assim, ter a certificação de reviews verdadeiros da RA Trustvox é um indicativo de que todas as avaliações publicadas foram feitas por consumidores que, de fato, tiveram experiências com o objeto de avaliação.

Invista em segurança de dados

Os certificados de segurança garantem que as informações pessoais inseridas no site — como dados de contato, CPF e número do cartão de crédito — não sejam acessadas por terceiros. Apresentar essas credenciais, portanto, é fundamental para transmitir confiança ao consumidor.

Lembre-se da usabilidade

Design limpo, navegação simples, intuitiva, páginas de carregamento rápido, compatibilidade com dispositivos mobile e por aí vai. Tudo isso contribui para que o consumidor tenha experiências mais agradáveis no e-commerce.

Além disso, os cuidados dão uma cara mais profissional para a empresa, sabe? Então, páginas com boa usabilidade têm maior credibilidade.

Otimize o processo de checkout

Checkout complicado está entre os principais motivos para abandono de carrinho. Mas não é só isso: se o consumidor não se sentir seguro para colocar seus dados na página de fechamento, ele desistirá da compra.

Sendo assim, lembre-se de incluir os certificados de segurança e selos de confiança também na página de pagamento para evitar abandonos. Outra dica legal é investir em checkout sem login para simplificar o processo. Vale até incluir uma barra de progresso para o consumidor ter uma melhor noção das etapas que precisa cumprir para finalizar o pedido.

Resumindo: a Black Friday está aí e, para conquistar vendas, é necessário mostrar ao consumidor que o seu e-commerce não é uma fraude. Nesse contexto, o destaque vai para os cuidados com a reputação digital e reviews no comércio eletrônico. Afinal de contas, ambas soluções mostram relatos de consumidores reais a respeito da experiência que tiveram com a marca. A boa notícia é que outros clientes podem ser influenciados por esses depoimentos a fazer compras no seu e-commerce.

FONTE: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/trustvox-meu-e-commerce-nao-e-uma-fraude-black-friday