out 05

Como a Inteligência Artificial está revolucionando o setor jurídico e outros mercados tradicionais

A célebre frase do físico Stephen Hawking “todos os aspectos das nossas vidas serão transformados, e isso pode ser o maior evento na história da nossa civilização” nunca fez tão sentido em nossas vidas como na atualidade. Desde uma pesquisa por comando de voz no smartphone, até um diagnóstico de doenças identificadas por um robô, a presença da inteligência artificial é cada vez maior.

O tema será apresentado por Leandro Cruz, sócio-fundador da Oystr, empresa referência na criação e desenvolvimento de robôs jurídicos, no CLICK – Inovação Disruptiva, primeiro da série de sete eventos da 6ª Semana de Negócios e Empreendedorismo (SNE). A SNE é uma iniciativa aceleradora de empreendedorismo em Campinas e região, que ocorrerá entre os dias 15 e 19 de outubro, no Vitória Hotel Concept Campinas das 8h às 12h e das 18h às 22h.

Cruz afirma que o setor jurídico é um dos poucos que ainda não foi transformado pela IA. No entanto, a onda de inovação que já se iniciou deve influenciar a prática jurídica.

“A esfera jurídica será muito diferente em 20 anos e os profissionais desta área serão afetados diretamente pela inovação que está por vir”, afirma Leandro Cruz.

Para o executivo a inteligência artificial terá um impacto profundo no futuro da sociedade e, por consequência, das empresas.

“A tecnologia avança e transforma todas as áreas, tornando obsoletos modelos de negócios ineficazes. Empresas que agregarem a inteligência artificial na sua oferta de produtos e serviços serão mais competitivas e ganharão o mercado”, declara.

Cruz cita o uso inteligência artificial e do Big Data para “aprender” sobre as preferências dos consumidores e hábitos de consumo (ou uso de um produto) e detectar padrões e correlações que seriam muito difíceis de serem percebidas por nós. “Os algoritmos de IA analisam uma quantidade enorme de dados e exemplos para detectarem os padrões, tornando os processos como a conversão de vendas muito mais eficazes.

O executivo acredita que em um futuro próximo a IA vai controlar as ações humanas, porém, não sua capacidade de interpretação. “Os computadores ou robôs operam sobre conceitos bem definidos, muitas vezes pouco abstratos. A capacidade de interpretação humana nestas áreas é muito superior. Os robôs são excelentes em muitas coisas que nós humanos não somos, eles executam tarefas repetitivas sem erros, conseguem processar, classificando e reconhecendo padrões e uma enorme quantidade de dados. Porém, não são capazes de interpretar um contrato, uma tese ou uma ideia”, conclui.

Cruz é um dos “pais” dos principais robôs jurídicos brasileiros, que já trabalham por meio da Inteligência Artificial e Machine Learning para grandes empresas do Brasil e do Mundo. Para ele, são muitas as áreas da nossa vida que podem se beneficiar da inteligência artificial e quanto mais tecnologia, mais produtivas e ricas são as economias em geral.

Serviço:

Click Inovacão Disruptiva, 15 de outubro

6ª Semana de Negócios e Empreendedorismo

Data: 15 de outubro

Horário: 8h às 12h30

Local: Vitória Hotel Concept Campinas.

Av. José de Souza Campos, 425 – Nova Campinas

Inscrições e informações: (19) 2104-9200 | www.semanane.com

Sobre a SNE

A 6ª edição da Semana de Negócios de Empreendedorismo (SNE) é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) – Núcleo Campinas. Tradicional na cidade e região, a SNE é parte das comemorações globais do Mês do Empreendedor e marca presença em Campinas, trazendo à cidade grandes cases de sucesso e de inovação do Brasil. Os eventos acontecerão entre os dias 15 a 19 de outubro, no Vitória Hotel Concept Campinas das 8h às 12h e das 18h às 22h. As inscrições devem ser feitas direto pelo site da SNE: www.semanane.com, por telefone: (19) 2104-9200, pelo link do nosso WhatsApp, ou por e-mail: atendimento@acicampinas.com.br.

FONTE: G1