Como a inovação da construção salvou 400 mil árvores

A escolha do método construtivo tem influência direta no futuro do planeta. Escolher um sistema sustentável é o segredo!

A construção civil é grande responsável pelo impacto ambiental. A cada ano, toneladas de materiais são extraídos da natureza para a fabricação de insumos que vão ser utilizados na construção de novas edificações. O setor é responsável por 30% a 40% das emissões de CO₂, além de ser o setor que mais gera resíduos.

Mas com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, o cenário mudou drasticamente. E novas técnicas e materiais estão sendo utilizados na construção de edifícios sem comprometer o meio ambiente.

Uma dessas inovações é o Steel Framing, um sistema de construção a seco, que tem se tornado popular no Brasil. Essa técnica permite a redução do tempo de construção e dos impactos ambientais.

Cerca de 16% da água retirada de rios e aquíferos para uso humano é utilizada na construção civil. Como os hábitos estão sendo modificados, e os consumidores estão mais atentos à sustentabilidade. As indústrias e construtoras estão se voltando cada dia mais para a construção a seco, com destaque ao Light Steel Framing.

Este sistema construtivo economiza até 90% de água em comparação a alvenaria, pois é utilizada a água somente para sua fundação. Os materiais utilizados no sistema são menos agressivos ao meio ambiente e grande parte deles podem ser reciclados.

Ela também diminui o desperdício de materiais, pois como seus insumos são industrializados, eles possuem padronização, assim são facilmente calculados, evitando grandes descartes.

Uma construção convencional tem em média 25% de desperdício. Isso significa que 1⁄4 do que foi investido na obra foi parar literalmente no lixo. Já o LSF fica na casa dos 5% a 2% de desperdício.

Desde 2015 a Espaço Smart está acompanhando as vendas de casas em Light Steel Framing realizadas na empresa e os impactos que deixaram de ter no meio ambiente.

 — Foto: Arquivos Espaço Smart

— Foto: Arquivos Espaço Smart

A água não utilizada nestas construções representa uma grande contribuição com a natureza. Elas estão alinhadas com o uso eficaz dos recursos hídricos desde o planejamento do projeto, pois futuramente poderemos enfrentar sérios problemas de falta de água se não mudarmos nossas ações.

Os resíduos gerados na construção civil possuem grande impacto ao meio ambiente e a sociedade, este setor possui uma importância extremamente alta em alcançar a sustentabilidade. Assim, com o Steel Framing a Espaço Smart e seus clientes não geraram mais de 140 mil toneladas de resíduos, colaborando com o equilíbrio do ecossistema.

Mas, os dados que mais impactam são o número de árvores que foram preservadas do corte, foram mais de 400 mil unidades. Elas são essenciais para o meio ambiente, regulam a umidade do ar, evitam erosões e são responsáveis pelo oxigênio que respiramos.

As construções em Steel Framing são muito eficientes na tarefa de reduzir a emissão de CO₂, que é o principal responsável pelo efeito estufa. A construção neste sistema emite 5 vezes menos gás carbônico.

 — Foto: arquivos Espaço Smart

— Foto: arquivos Espaço Smart

O aço pode ser reutilizado inúmeras vezes sem perder a qualidade e evitando a extração de matéria-prima, hoje ele é o material mais reciclado do mundo. No Steel também são utilizados materiais que possuem em seu processo de fabricação matéria prima reciclada, como é o caso da lã de PET que utiliza em sua fabricação as garrafas pet.

O sistema produz uma obra limpa (sem massas, sem desperdícios, sem lixo) no canteiro de obras, não acumulando entulhos, sem caçambas e com menor movimentação de materiais. Esta questão dos resíduos é tratada com cuidado, pois produzem alto custo para coleta. Além de necessitar de locais para destinação dos entulhos, perdas financeiras para a pessoa que adquiriu o material que não foi utilizado, dentre outros.

Um dos maiores desafios da construção civil é construir diminuindo a quantidade de materiais, e o Steel Framing possui este diferencial. Devido a industrialização do sistema, existe maior racionalização dos insumos e eficiência na obra.

A sustentabilidade deve ser tratada como prioridade nas construções, e não somente como um diferencial. A preocupação com o impacto ambiental é cada dia mais relevante e deve estar presente em todas as etapas da obra.

A Espaço Smart desde seu início está inserida neste contexto, sempre buscando a excelência, eficiência e a sustentabilidade nos produtos e soluções oferecidas. Com isso, a empresa se tornou uma referência em construção sustentável no Brasil.

FONTE: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/espaco-smart/tecnologia-e-inovacao-na-construcao/noticia/2022/05/20/como-a-inovacao-da-construcao-salvou-400-mil-arvores.ghtml