Como identificar a presença de um drone?

Mesmo que sejam equipamentos de muita utilidade para a entrega de objetos ou outras tarefas, os drones costumam representar uma dor de cabeça para várias pessoas. O voo não autorizado pode trazer quebras de privacidade, ou mesmo causar interferências no espaço aéreo.

Por isso, existem algumas maneiras de identificar se há um drone por perto, com diferentes níveis de complexidade. Em alguns casos, a ação exige o uso de equipamentos específicos, mas também é possível perceber alguns sinais com os próprios olhos.

Métodos para detectar a presença de um drone

Detectores como o DJI Aeroscope podem identificar drones (Imagem: Divulgação/DJI)

Grande parte dos drones pode emitir e receber ondas de frequência de rádio para que haja a comunicação com seus respectivos controles remotos. Detectores destas ondas são utilizados até mesmo a grandes distâncias, com um razoável nível de precisão.

Equipamentos do tipo estão disponíveis para compra na Internet, como é o caso do kit DJI Aeroscope. Em geral, eles podem funcionar em frequências de 70MHz a 6GHz, e coletar informações como fornecedor do drone, sua localização e o posicionamento de quem está controlando.

Porém, os detectores podem apresentar problemas em condições imperfeitas, como em dias nublados ou terrenos irregulares. Tais questões são resolvidas pelo uso de um radar, que é um equipamento bem mais complexo.

Radares costumam exigir licenças especiais (Imagem: Divulgação/Dedrone)

Para usar um radar de alta resolução, é necessário ter uma licença correspondente. Ele é uma opção que realiza um monitoramento constante de determinada área, com a indicação de múltiplas aeronaves ao mesmo tempo — porém, o radar pode confundir o drone com aves de grande porte, em alguns casos.

Alternativamente, as câmeras térmicas também são uma opção válida, com a exibição de dados visuais em tempo real. Porém, elas são muito propensas a falsos alarmes, e também não funcionam tão bem em condições climáticas desfavoráveis.

Como identificar um drone de noite

Drones costumam ter luzes embutidas (Imagem: Droneblog)

Durante a noite, a identificação de um drone se aproximando pode ser feita a olho nu. Afinal, dispositivos do tipo costumam ter luzes embutidas, que podem ou não piscar de forma periódica.

Além disso, utilizar a audição também é uma forma de poder identificar o uso de drones por perto. Em geral, o produto faz um som parecido com o zumbido de um inseto, por causa da movimentação de suas hélices.

Radares ou câmeras térmicas também são alternativas para achar os veículos aéreos não tripulados. Em alguns casos, é possível configurar estes dispositivos para gerar alertas sempre que alguma movimentação estranha for detectada.

O que fazer quando um drone é identificado

A derrubada de drones pode caracterizar danos ao partrimônio alheio (Imagem: Divulgação/DJI)

Em muitos casos, é necessário ter uma autorização de voo para controlar um drone. Por isso, voar próximo a propriedades privadas pode não ser somente um incômodo para os outros, mas o ato também é responsável por uma série de ilegalidades.

Na maioria dos casos, recomenda-se que a pessoa importunada entre em contato com uma autoridade responsável, que é capaz de tomar as medidas previstas em lei. Porém, também existem alguns equipamentos que inibem o funcionamento correto do drone importunador.

É o caso do bloqueador de radiofrequências, que poderá fazer com que o produto não reconheça o sinal enviado pelo controle remoto. Sem comandos, grande parte dos drones deve retornar ao ponto de partida imediatamente, ou mesmo descer de forma suave.

De qualquer forma, é recomendado evitar o uso de medidas para derrubar o drone por conta própria. Afinal, este ato é classificado como dano ao patrimônio alheio, que resultará em problemas jurídicos na sequência.

FONTE: https://canaltech.com.br/drones/como-identificar-a-presenca-de-um-drone-226927/