Com esta capinha, você pode digitar com uma mão e sem olhar para a tela

Invenção do inglês Dougie Mann foi pensada especialmente para pessoas com deficiência visual ou motora

TypeCase: capinha permite digitar com uma só mão e sem olhar para a tela (Foto: Reprodução/DougieMann)

As telas dos smartphones cresceram – e têm tornado cada vez mais difícil digitar com uma só mão. Quem costuma fazer isso em transportes públicos ou enquanto realiza outras tarefas, por exemplo, tem encontrado dificuldades. E elas podem ser ainda maiores para pessoas deficiência visual ou motora.

Se depender do design de produto Dougie Mann, esse problema pode ficar no passado. Ele criou um teclado inclusivo para smartphones chamado TypeCase, que pode ser usado com apenas uma mão. As teclas são acessadas na lateral do telefone, em uma case especial.

Em uma das laterais, há quatro botões, um para cada dedo. Já na outra há um botão para o polegar. É preciso memorizar as diferentes combinações de botões que formam uma letra. Depois de decorar, o usuário consegue digitar sem olhar para a tela, com apenas uma mão.

 A capa funciona como um teclado de “acordes”, em que combinações de várias teclas são pressionadas ao mesmo tempo para acionar diversos comandos – da mesma maneira que várias teclas de um piano são necessárias para tocar um acorde musical. Além da digitação de textos, os botões também oferecem toda a navegabilidade pelo sistema do smartphone.
Como Mann projetou o teclado para pessoas com deficiência visual e motora, os botões são grandes e táteis, uma diferença significativa para a atual característica mais suave e centrada na tela que tem sido comum em smartphones. O TypeCase pode ser conectado ao telefone por meio de Bluetooth.
O projeto foi a conclusão de curso de pós-graduação de Mann no Imperial College e no Royal College of Art, em Londres.

De acordo com o site Springwise, o engenheiro recebeu uma bolsa de estudos da empresa de manufatura 3D Hubs por sua ideia e já estima atualizar o projeto para que a capa leia as mensagens para usuários com deficiência visual.

FONTE: PEGN