Com computação quântica, inteligência artificial deve dar salto gigantesco, dizem especialistas

Seria uma virada de chave muito significativa, como ir de uma bicicleta para um carro esportivo de alta velocidade, disse Lisa Palmer, estrategista-chefe de inteligência artificial da consultoria AI Leaders.

A computação quântica poderá ser o próximo passo para uma evolução muito mais rápida de IA — Foto: Getty Images

inteligência artificial ganhou destaque inédito nos últimos meses com o sucesso do ChatGPT, e vem atraindo investimentos vultosos de empresas como OpenAI, Microsoft e Google, entre outras. De acordo com especialistas na área, a computação quântica pode acelerar muito a evolução da inteligência artificial, tornando-a tão poderosa que seria capaz de realizar coisas incríveis.

“Poderíamos curar o câncer com a computação quântica combinada com IA”, disse Lisa Palmer, estrategista-chefe de inteligência artificial da consultoria AI Leaders, em entrevista ao The New York Post. “Seria uma virada de chave muito significativa, como ir de uma bicicleta para um carro esportivo de alta velocidade.”

Lisa, no entanto, também destaca o outro lado da moeda, que pode ser devastador para a sociedade: o hackeamento de dados. “Um dos piores casos é que pode ser prejudicial para os sistemas financeiros nas mãos de pessoas mal-intencionadas”, ela comenta. “Uma violação de dados pode acontecer em todo o sistema e para todas as contas bancárias.”

A tecnologia quântica permite processar um número de dados absurdamente maior em muito menos tempo. “Usando a computação quântica, podemos simular o mundo físico de uma maneira muito mais rápida, o que nos oferece possibilidades quase infinitas”, disse Pengcheng Shi, reitor associado do departamento de computação e ciências da informação do Rochester Institute of Technology.

Jamie Cohen, especialista em IA e professor do CUNY Queens College, destaca que, além da velocidade, a computação quântica também pode aumentar substancialmente a qualidade da IA e torná-la mais criativa.

Atualmente, a inteligência artificial – como o ChatGPT ou programas de IA de imagem generativa, como o Midjourney – é limitada pelo processamento de saída da máquina e, como as pessoas, fica cansada a ponto de ter seu desempenho afetado.

Apesar do risco de essa tecnologia cair em mãos erradas e ser usada para ataques hackers, o oposto poderá evoluir também. “A criptografia padrão de hoje será esmagada pelos computadores quânticos – esqueça a autenticação de dois fatores”, disse Shi, observando que os processadores super rápidos tornarão a ferramenta obsoleta, oferecendo maior proteção por meio de criptografia mais profunda e eficiente.

Uma vez madura, a tecnologia provavelmente produzirá avanços notáveis no campo da medicina – particularmente na aceleração da farmacologia e no desenvolvimento de medicamentos, de acordo com Shi. O professor também prevê que a computação quântica provavelmente desempenhará um papel importante na exploração espacial, particularmente no uso de mapeamento para óptica, como o telescópio Webb.

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/tecnologia/noticia/2023/04/com-computacao-quantica-inteligencia-artificial-deve-dar-salto-gigantesco-dizem-especialistas.ghtml