Columbia University reproduz a estrutura interna da madeira com impressão 3D

Pesquisadores da Columbia University desenvolveram um método para recriar os padrões internos e externos de materiais como a madeira usando impressoras 3D e técnicas digitalização. Ao passo que a aparência externa e os padrões de objetos naturais são testados e experimentados com certa facilidade, um grande desafio na indústria de impressão 3D é a replicação da textura interna dos objetos.

Em seu estudo mais recente, intitulado Digital Wood: 3D Internal Color Texture Mapping, a equipe de pesquisadores descreve como um sistema de “mapeamento de cores e voxels” leva à produção de um objeto impresso em 3D cuja textura se parece muito com a da madeira de oliveira, inclusive em corte.

Para escanear a amostra de madeira original, os pesquisadores usaram uma técnica de imagem destrutiva, onde a madeira foi cortada em intervalos de 27 micrômetros (0,027 mm) em um equipamento conhecido como CNC – Controle Numérico Computadorizado. O conjunto resultante de 230 imagens foi preparado para fabricação usando um código imprimível em 3D e uma impressora polyjet fornecida pelos parceiros de pesquisa da Stratasys.

Para produzir o padrão vibrante da seção interna da madeira, a equipe usou imagens com uma resolução de 600x300dpi, convertida em um esquema de cores CMYK compatível com a impressora.

via Columbia University

O objeto impresso final assemelha-se ao bloco de madeira original, tanto em sua aparência externa quanto em seu padrão de cor interno, como pode ser confirmado quando o bloco é cortado ou quebrado. O fluxo de trabalho apresentado pode ser empregado na réplica digital de objetos com padrões internos complexos que até agora eram impossíveis de fabricar.
-Fabian Stute, Joni Mici, Lewis Chamberlain e Hod Lipson

FONTE: ARCH DAILY