jan 24

Cogen lança infográfico sobre cogeração de energia

De acordo com a associação, o Brasil conta com 18,6 GW de capacidade instalada em usinas de cogeração

A Associação da Indústria da Cogeração de Energia (Cogen) lançou o Infográfico Cogen, que traz informações atualizadas mensalmente sobre o mercado de cogeração de energia elétrica e geração distribuída.

A cogeração é um processo secundário resultante do aproveitamento de resíduos de um processo industrial primário. Por exemplo, a indústria canavieira produz açúcar, etanol e também utiliza o bagaço da cana como combustível para produzir eletricidade.

De acordo com a associação, o Brasil conta com 18,6 GW de capacidade instalada em usinas de cogeração, sendo 15 GW produzindo energia a partir da biomassa de cana-de-açúcar, licor negro, resíduos de madeiras, entre outros. As usinas movidas a bagaço de cana-de-açúcar representam 77% do total das usinas de biomassa.

A cogeração com gás natural perfaz 3,1 GW, com 90 unidades; enquanto o biogás chega a 0,4 GW, em um total de 54 usinas.

“Nosso objetivo, com esse novo serviço, é facilitar de forma clara e objetiva o acesso às principais informações do setor. É uma de nossas contribuições para difundir ainda mais a importância da cogeração e geração distribuída para o país”, afirma o Engenheiro de Tecnologia e Regulação da Cogen, Diogo Ferrini.

Além dos números gerais do setor, o infográfico apresenta informações como os rankings estaduais de cogeração e geração distribuída, as evoluções anuais de capacidade instalada de cada fonte de geração, a contribuição das biomassas para o Sistema Interligado Nacional (SIN), bem como os potenciais de cogeração a gás natural e biogás.

Para acessar é só clicar em Infográfico Cogen

FONTE: CANAL ENERGIA