Claro, TIM e Vivo têm 8 milhões de clientes com celulares compatíveis com 5G

Empresas revelaram que 70% dos produtos presentes na loja estão aptos a receber nova tecnologia

A Claro, Vivo e TIM revelaram na última semana que as três empresas somadas possuem 8 milhões de assinantes com terminais 5G no Brasil. Os dados foram apresentados pelas principais operadores de telefonia móvel do Brasil na última semana, no evento de lançamento da quinta geração realizado em São Paulo.

De acordo com os dados apresentados pelas empresas, a Vivo aparece como a que possui mais clientes com aparelhos aptos para receber o 5G. Só ela já conta com 3 milhões de clientes com estes dispositivos disponíveis. A Claro e a TIM não aparecem muito atrás, com 2,6 milhões e 2,4 milhões, respectivamente.

Mika Baumeister/Unsplash

Entretanto, apenas estas duas últimas apontaram que estes números são referentes ao padrão non standalone (NSA). Enquanto isso, a Vivo não revelou se estes 3 milhões de dispositivos são  de tecnologia NSA ou standalone (SA).

No decorrer da apresentação da nova tecnologia móvel, as empresas afirmaram que 70% dos dispositivos oferecidos em lojas possuem conectividade 5G. O valor de cada um desses aparelhos varia de acordo com a responsável. Isso porque a TIM oferece estes produtos a partir de R$ 1,7 mil, enquanto a Claro cobra a partir de R$ 1,3 mil.

Nova tecnologia já disponível no Brasil

Nova geração de internet móvel, o 5G já conta com algumas cidades no Brasil com acesso à tecnologia. No momento em que este artigo é escrito, São Paulo, João Pessoa, Belo Horizonte e Porto Alegre já estão aptas a receber o serviço.

A expectativa, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as próximas capitais com previsão de receber a rede são: Curitiba, Goiania, Rio de Janeiro e Salvador. Entretanto, não há uma data específica em que elas passariam a valer.

As principais vantagens apresentadas pelo sucessor do 4G é a possibilidade de atingir maior largura de banda, menor latência e também maior densidade, que significa: mais dispositivos conectados ao mesmo tempo, sem perder a qualidade do sinal. Ela também promete intensificar a velocidade da internet das coisas e possibilitar avanços de novas tecnologias (como veículos autônomos).

A expectativa é que ainda em 2022 mais capitais recebam o trabalho de instalação dos filtros. A capital paulista também estava na expectativa de ser liberada pela EAF nesta leva, mas isso ainda não será possível. “Em São Paulo, não chegaram nem na metade da implantação dos filtros. Estamos trabalhando com várias frentes também em Curitiba, Goiânia, Salvador e Rio de Janeiro”, declarou.

FONTE: https://mundoconectado.com.br/noticias/v/27378/claro-tim-e-vivo-tem-8-milhoes-de-clientes-com-celulares-compativeis-com-5g