nov 08

Cientistas imprimem pele 3D com vasos sanguíneos

Pesquisadores do Instituto Politécnico Rensselar, de Nova York, afirmaram ter conseguido conectar o tecido a ratos em teste

Cientistas do Instituto Politécnico Rensselaer, em Nova York, afirmam ter conseguido produzir uma pele artificial com vasos sanguíneos utilizando uma impressora 3D. A nova técnica promete acelerar o processo de cicatrização de pacientes que necessitem de enxertos de pele.

Os pesquisadores publicaram um artigo na revista Tissue Engineering Part A detalhando o processo no qual adicionaram células do desenvolvimento sanguíneo no colágeno animal dentro de uma rede de tecidos impressos em 3D, fazendo com que as células se tornassem estruturas vascular em poucas semanas.

Apesar de ter se conectado com os vasos sanguíneos de ratos nos testes, a tecnologia ainda não está pronta para o uso clínico em humanos. Além disso, as células doadoras teriam de ser modificadas geneticamente para impedir a rejeição do corpo hospedeiro.

Pankaj Karande, professor de engenharia química do Centro de Estudos Biotecnológicos e Interdisciplinares, concluiu afirmando que ficaram extremamente surpresos quando “a biologia assume o controle e começa a se aproximar cada vez mais do que existe na natureza”.

FONTE: OLHAR DIGITAL