Cientistas desenvolvem tecido capaz de regular a temperatura corporal

O tecido é adaptável para qualquer uso, pode ser tingido e lavado da máquina (Foto: Universidade de Maryland/ Reprodução)

O mais curioso é que o produto não depende da eletricidade. As primeiras amostras serão enviadas para fabricar roupas de cama para hospitais e para vestuário esportivo de alta performance

Quente ou frio? Os cientistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, desenvolveram um tecido capaz de manter a temperatura corporal perfeita, tanto para pessoas que precisam de aquecimento quanto para aquelas que pedem um refresco.

A descoberta pode ser usada em qualquer produto, seja no vestuário ou na roupa de cama. É uma solução para não sentirmos tanto calor ao fazer exercícios e, ao mesmo tempo, ótima para proteger a pele sensível de bebês durante o sono.

Por incrível que pareça, a malha não é alimentada por energia ou fontes externas, mas o mecanismo tem a capacidade de afastar os níveis anormais de temperatura e umidade no corpo. O fio que compõe o material mistura dois tipos de sintéticos revestidos por nanotubos de carbono. Um deles absorve água, enquanto o outro repele, contraindo e expantindo as fibras, diante da alteração de temperatura.

Os cientistas pretendem disponibilizar o produto primeiramente para roupas e acessórios de leitos hospitalares, além de peças de alta performance para prática de esportes. O material pode ser tingido e adaptado a qualquer formato, além de poder ser lavado na máquina. Mas, infelizmente, a produção em massa ainda vai demorar devido à falta de recursos e alta tecnologia de produção.
FONTE: COSA E JARDIM