Cientistas desenvolvem nanorrobôs capazes de reduzir tumores e combater o câncer

Cientistas da Universidade do Arizona, em parceria com o Centro Nacional de Nanociência e Tecnologia da Academia Chinesa de Ciências, acabam de concluir a programação de nanorrobôs capazes de encolher o tamanho de tumores apenas bloqueando o fluxo sanguíneo a eles.

Nanorobôs
Foto: Reprodução/ASU Biodesign Institute / Canaltech

As pesquisas se iniciaram há cinco anos e, segundo Baoquan Ding, professor da NCNST, em Pequim, os nanorrobôs são capazes de carregar cargas moleculares responsáveis pelo bloqueio de fornecimento de sangue aos tumores, como coágulos, provocando a morte de seus tecidos e, consequentemente, os encolhendo. Tudo isso acontece sem danificar células saudáveis.

Os testes ainda não foram realizados em seres humanos, mas os resultados dos procedimentos em ratos e miniporcos foram positivos, não havendo evidências de efeitos colaterais, como acidentes vasculares.

Para Hao Yan, um dos cientistas responsáveis pela pesquisa, os nanorrobôs são um grande avanço para a aplicação da nanotecnologia no tratamento do câncer. “As combinações de diferentes nanorrobôs podem ajudar a atingir o objetivo final da pesquisa sobre o câncer: a erradicação de tumores sólidos e metástases vascularizadas”, relata.

A nanotecnologia vem atuando em benefício de pesquisas e estudos médicos, principalmente relacionados à medicina.

[vimeo 248894339 w=640 h=360]

FONTE: TERRA