Cientistas descobrem ‘buraco’ gigante no Sol que pode danificar sistemas na Terra

Este é o segundo buraco coronal identificado no Sol nos últimos dias. As erupções desse tipo, segundo os pesquisadores, liberam ventos solares que podem afetar estruturas da Terra como satélites de telecomunicações; entenda.

Um novo ‘buraco’ gigante surgiu na superfície do sol — Foto: Divulgação/NASA/Solar Dynamics Observatory

Um novo ‘buraco’ gigante surgiu na superfície do sol, com o risco de causar ventos solares capazes de afetarem as estruturas de tecnologia na Terra. Segundo o Business Insider, o alerta sobre esses efeitos vale até a próxima sexta-feira (31).

A descoberta acontece alguns dias depois de pesquisadores identificarem um primeiro ‘buraco’ do tipo, cujo tamanho equivale a 30 vezes o da Terra. A nova erupção, de acordo com os cientistas, tem entre 18 e 20 vezes o tamanho do planeta.

O alerta acontece porque as erupções, que são chamadas de buracos coronais, costumam liberar ventos solares no espaço. Tais ventos são capazes de afetar estruturas de tecnologia da Terra, como satélites de telecomunicações. O fenômeno também costuma gerar auroras impressionantes em alguns pontos da superfície terrestre.

Segundo os pesquisadores, o novo buraco está posicionado perto do equador do Sol. A posição seria um dos fatores que eliminam o risco de grandes estragos na Terra, de acordo com cientistas. Buracos coronais são bastante comuns, mas geralmente aparecem em direção aos pólos do Sol, onde seus ventos são expelidos com mais intensidade.

Os ventos solares podem atingir velocidades de mais de 800km por segundo, como explica Daniel Verscharen, professor de física espacial e climática da University College London, ao Insider. “Podemos esperar que algum vento rápido desse buraco coronal chegue a Terra por volta da noite de sexta-feira até a manhã de sábado”, disse.

Ainda segundo os pesquisadores, durante o período as auroras podem ficar mais brilhantes. No entanto, eles devem continuar a serem vistas apenas em suas regiões típicas, no norte do planeta.

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2023/03/cientistas-descobrem-segundo-buraco-gigante-no-sol-capaz-de-danificar-estruturas-na-terra.ghtml