Cientistas de Israel usam impressora 3D para criar coração com tecido humano

Coração artificial conta com vasos, átrios e ventrículos, mas ainda não é capaz de bombear sangue

Cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, usaram a tecnologia de uma impressora 3D para criar um coração com tecido humano. Esta foi a primeira vez que pesquisadores conseguiram imprimir um órgão complexo, com átrios, vasos e ventrículos.

Tal Dvir foi o cientista responsável pelo projeto, que foi publicado na revista Advanced Science. A equipe comandada pelo pesquisador usou células-tronco humanas, que têm a capacidade de serem manipuladas e transformarem-se nas células específicas de cada tecido do coração. O “preenchimento” do órgão foi feito com moléculas secretadas por células de uma camada interna da pele.

Este modelo feito na Universidade de Tel Aviv tem um tamanho reduzido (próximo ao de um coração de um coelho, diz Dvir) e ainda não consegue bombear sangue, apesar de ter a capacidade de se contrair. Entretanto, os avanços indicam que, em um futuro próximo, transplantes de coração sejam feitos com órgão sob medida para o paciente e que sejam eliminadas as longas filas de espera para o procedimento.

Dentro do próximo ano, segundo Dvir, serão feitos testes com o coração impresso em 3D em modelos de animais. O objetivo é que ele “aprenda” a se comportar como um coração de fato, bombeando sangue e alterando a frequência de acordo com a necessidade do corpo portador.

FONTE: StartSe