abr 18

Cientistas criam primeira luz de led feita com casca de arroz

Cientistas criaram a primeira luz de LED de ponto quântico de silício usando casca de arroz. No mundo, são produzidos cerca de 100 milhões de toneladas de resídios de casca de arroz a cada ano.

Pelo método, desenvolvido por pesquisadores do Centro de Ciências Naturais para Pesquisa e Desenvolvimento Básico da Universidade de Hiroshima, no Japão, os resíduos agrícolas são transformados em diodos emissores de luz de última geração de maneira econômica e ecológica.

A ideia dos cientistas é desenvolver uma tecnologia para fabricar pontos quânticos com um impacto ambiental positivo.

A equipe usou uma combinação de moagem, tratamentos térmicos e ataque químico para processar a sílica da casca de arroz.

Os próximos passos da equipe incluem o desenvolvimento de luminescência de maior eficiência. Eles também explorarão a possibilidade de produzir LEDs SiQD diferentes da cor vermelho-alaranjada que acabaram de criar.

Os cientistas também acreditam que o método poderá ser usado em outras plantas, como bambu da cana-de-açúcar, trigo, cevada ou gramíneas, que contêm SiO2. Esses produtos naturais e seus resíduos podem ter potencial para serem transformados em dispositivos optoeletrônicos não tóxicos.

FONTE: https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2022/04/5000291-cientistas-criam-primeira-luz-de-led-feita-com-casca-de-arroz.html