Cientistas criam lentes de contato que dão zoom quando você pisca

A lente utiliza o potencial elétrico do olho, conhecido como “sinal eletro-oculográfico”. Ao medir o sinal gerado por movimentos específicos do olho (olhar para cima, para baixo, para os lados, piscar), a lente responde com um comando diferente.

Ela é feita de polímeros que expandem em reação à corrente elétrica e é controlada por cinco eletrodos em volta do olho que agem como músculos. Então, por exemplo, quando o polímero se torna mais convexo, a lente dá zoom in.

É interessante observar que as lentes, por responderem a eletricidade e aos movimentos dos olhos, funciona até mesmo em pessoas que não podem enxergar.

“Mesmo que seu olho não consiga ver nada, muitas pessoas ainda podem mover seu globo ocular e gerar esse sinal eletro-oculográfico”, explicou o principal pesquisador do estudo, Shengqiang Cai, ao portal New Scientist.

Alguns tipos de robôs já possuem lentes que imitam os sinais elétricos naturais do globo ocular humano.

Os pesquisadores esperam que sua tecnologia leve à criação de um olho protético ou uma câmera que possa ser controlada apenas com os olhos.

“O sistema desenvolvido tem potencial para ser usado em próteses visuais, óculos ajustáveis e robótica operada remotamente no futuro”, escreveram os autores em um artigo, publicado na revista científica.

FONTE: HYPESCIENCE