Cientistas criam cubos robóticos que se comunicam e agem em conjunto

As possibilidades com sistemas autônomos, robôs e inteligência artificial têm aumentado bastante com os últimos avanços tecnológicos, e um projeto do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) mostra interessantes resultados para o setor. São cubos que agem sozinhos e conseguem se comunicar, realizando tanto tarefas independentes quanto em conjunto — como ser fossem abelhas em um enxame.

 Os dispositivos podem rolar pelo chão, transitar entre seus pares, grudar em seus “colegas” e até pular distâncias curtas. Graças às recentes melhorias feitas pela equipe responsável pela pesquisa, os pequenos gadgets também podem se comunicar de maneira básica. Todos possuem identificadores de código de barras exclusivos nas faces dos blocos, para permitir que se identifiquem uns aos outros.

Com isso, os 16 cubos robóticos podem usar seu sistema de comunicação e sua capacidade de se mover para executar tarefas — e fazem também mudando de forma ou seguindo setas ou sinais de luz.

Por enquanto, as habilidades são bastante limitadas, mas os cientistas prevêem para muito breve uma versão maior e mais avançada. A ideia seria usar em jogos ou em escalas bem maiores, como em estruturas de pontes ou em resposta a desastres e cenários de resgate.

FONTE: CANAL TECH