Cientistas chineses descobrem que gene aumenta o rendimento de grãos

Cientistas chineses dizem ter encontrado um gene em plantações que pode aumentar significativamente o rendimento de grãos.

Em um artigo publicado online na revista acadêmica Science na sexta-feira, eles identificaram o gene-chave, OsDREB1C, que responde a condições de luz e baixo nitrogênio, modulando assim a fotossíntese e a utilização do nitrogênio.

A descoberta, feita por uma equipe liderada por pesquisadores do Instituto de Ciências Agrícolas da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas (CAAS), deve fornecer uma solução potencial para aumentar a produtividade agrícola e a utilização eficiente de recursos e contribuir para a segurança alimentar humana.

Zhou Wenbin, líder da equipe de pesquisa, disse que um aumento substancial no rendimento das colheitas foi alcançado desde a década de 1960 por meio do melhoramento de novas variedades e da melhoria das tecnologias de cultivo e manejo. No entanto, nos últimos anos, o rendimento por unidade de área das culturas aumentou lentamente.

“Precisamos encontrar novos métodos para coordenar a melhoria do rendimento das culturas e a eficiência do uso de nitrogênio”, disse ele.

Os cientistas examinaram 118 fatores de transcrição associados à fotossíntese no milho, pois o milho tem um rendimento muito maior do que o arroz e o trigo, principalmente devido às suas diferentes vias fotossintéticas. Em seguida, eles analisaram os genes relacionados em arroz com sequências semelhantes e, assim, identificaram o OsDREB1C.

Os pesquisadores melhoraram a expressão do gene em duas variedades de arroz por meio de tecnologia de engenharia genética. Eles realizaram testes de campo em três locais diferentes em Pequim, Hangzhou e Sanya no norte, leste e sul da China, representando condições ambientais muito diferentes, de 2018 a 2022, com resultados mostrando que o rendimento das duas variedades de arroz aumentou mais de 30 por cento. A duração do crescimento também foi reduzida.

No experimento em uma variedade de trigo, eles descobriram que o gene OsDREB1C pode aumentar seu rendimento em mais de 17% e encurtar sua duração de crescimento em três a seis dias, mostrando que esse gene pode aumentar o rendimento e encurtar o período de crescimento de diferentes culturas.

Wan Jianmin, acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia, disse que a descoberta fornece um gene potencialmente valioso para o melhoramento de variedades de culturas.

Yang Weicai, um acadêmico da Academia Chinesa de Ciências (CAS), disse que a descoberta deste gene, sem dúvida, tem importante valor científico e perspectivas de aplicação e fornece um importante recurso genético para cultivar variedades de culturas com maior rendimento, maior eficiência de utilização de nitrogênio e maturidade precoce.

Esta pesquisa inovadora forneceu uma nova abordagem para alcançar um aumento substancial na produção agrícola e utilização eficiente dos recursos. Espera-se que seja aplicado ao arroz, trigo e outras culturas e vegetais no futuro, o que é de grande importância na promoção da produção agrícola sustentável e intensiva, disseram especialistas.

Qian Qian, chefe do Institute of Crop Sciences do CAAS e também acadêmico do CAS, disse que a equipe aprofundará sua pesquisa sobre a função e o mecanismo do gene-chave nas principais culturas de grãos, como arroz, trigo, milho e soja para o desenvolvimento de novas variedades.

FONTE: https://news.cgtn.com/news/2022-07-23/Chinese-scientists-find-gene-boosting-grain-yield–1bTsNMXVnmE/index.html