abr 18

Chips nativos para 4K e robôs chegam à Internet das Coisa

A Qualcomm lançou dois chips de 10 nanômetros para equipamentos que exigem intenso processamento de imagens, como câmeras de segurança. Expectativa é que primeiros equipamentos com o dispositivo cheguem ao mercado no segundo semestre.

A Qualcomm lançou uma nova linha de chips direcionados a produtos voltados para soluções de Internet das Coisas (IoT, ou Internet of Things). Sob o nome de “Vision Intelligence Platform”, chips de 10 nanômetros foram desenvolvidos para equipamentos que exigem intenso processamento de imagens, tais como câmeras de segurança, câmeras de ação e até mesmo robôs.

Com suporte nativo ao 4K, as capacidades dos chips incluem o rápido processamento de ambientes com pouca iluminação, estabilização de imagem e a integração de sistemas com múltiplos sensores (câmeras de 360º), entre outros recursos de processamento de imagem.

Os dois primeiros modelos da linha, o QCS605 (com suporte a vídeos em 4K a 60 quadros por segundo) e o QCS603 (que garante os 4K a 30 quadros por segundo), foram projetados para câmeras WiFi. A fabricante reporta que já realizou o envio alguns modelos de testes para alguns parceiros de hardware, com a expectativa de que os primeiros produtos com os novos chips comecem a surgir no mercado durante o segundo semestre de 2018.

FONTE: CONVERGÊNCIA DIGITAL