China testa o 6G: 300 Gbps de download e transferências na casa dos THz

Transmissão sem fio a terahertz é realizada com sucesso pelo Instituto chinês.

Testes com a frequência de terahertz (THz) foram realizadas pela primeira vez pelo Instituto 25 da Segunda Academia de Ciência e Indústria Aeroespacial da China. Com a tecnologia, foram alcançados 100 Gbps de velocidade de dados. Essa nova tecnologia está sendo considerada como uma das mais importantes para o desenvolvimento da 6G, que tem previsão de lançamento para 2030, podendo superar as taxas de download do 5G em até 100 vezes.

Embora a tecnologia possa ser uma grande inovação, ela apresenta problemas similares aos encontrados na faixa mmWave (24 GHz a 100 GHz) utilizada pelas operadoras na implantação do 5G. Os sinais THz não percorrem longas distâncias e enfrentam dificuldades em penetrar em nuvens e nevoeiros. No entanto, essa nova tecnologia permite que as transmissões sem fio sejam quase tão boas quanto as transmissões por fibra óptica.

Nos próximos anos, a tecnologia sem fio ganhará cada vez mais participação no mercado devido aos desafios enfrentados pelas redes baseadas em fibra, tais como altos custos, longos tempos de implantação e falta de flexibilidade em sua arquitetura. De acordo com as projeções, mais de 62% das estações base em todo o mundo utilizarão tecnologia sem fio até 2023, evidenciando a crescente preferência por essa tecnologia.

A 6G pode trazer muitos avanços, principalmente na área de entretenimento, como jogos, além de impactar as indústrias automotiva e de saúde, entre outras. Alguns serviços esperados para o 5G, como carros autônomos, cirurgias remotas e cidades inteligentes, podem se tornar realidade com a chegada da nova tecnologia.

Agora, a questão é saber qual país irá moldar a tecnologia com suas inovações e quem será o líder nessa corrida tecnológica. Com os avanços da tecnologia, é esperado que o mundo tenha um novo patamar de conectividade e serviços, que transformarão a forma como as pessoas se relacionam e trabalham.

Mais benefícios do 6G

O 6G pode trazer uma série de benefícios em diversas áreas, como a exploração espacial. A transferência de dados em alta velocidade pode ser fundamental para o desenvolvimento de novas espaçonaves e explorações em profundidades ainda maiores no espaço. Essa tecnologia também pode ser aplicada em transmissões de banda larga em distâncias menores, proporcionando comunicações mais rápidas e eficientes em diversas aplicações.

Além disso, a tecnologia 6G pode ter impactos significativos na área da medicina. Com as velocidades mais altas, os profissionais de saúde poderão utilizar tecnologias de telemedicina de maneira mais eficaz, permitindo diagnósticos mais precisos e tratamentos mais rápidos e precisos. Além disso, a tecnologia 6G também pode ter aplicação em cirurgias remotas, que podem ser realizadas por médicos em outros locais, aumentando a acessibilidade e a qualidade dos cuidados de saúde.

FONTE: https://www.mundoconectado.com.br/noticias/china-testa-o-6g-300-gbps-de-download-e-transferencias-na-casa-dos-thz/