China testa 1º dispositivo com tecnologia 6G para caçar submarinos

A China testou o primeiro dispositivo para detectar submarinos baseado na tecnologia de comunicação de última geração, informou o jornal South China Morning Post.
De acordo com a mídia, o dispositivo em terahertz identificou vibrações da superfície extremamente pequenas produzidas por um dispositivo de som de baixa frequência em mar aberto.
Terahertz é uma faixa de frequência entre a micro-onda e a radiação infravermelha, e foi proposta como uma potencial solução para alcançar altas taxas de dados e baixa latência para a tecnologia de última geração, ou 6G.
Estas ondas tinham menos de dez nanômetros de altura, bem abaixo do alcance de detecção da atual tecnologia.
Rastrear e analisar essas ondas pode ajudar a encontrar um submarino e coletar informações críticas de inteligência, como assinatura de ruído ou o modelo do submarino.
Estes avanços significam que o detector de submarinos em terahertz poderia ser pequeno o suficiente para ser montado em um drone, fornecendo diversas vantagens, como mobilidade, baixo custo e implantação flexível.
Durante os testes, os cientistas usaram um dispositivo sonoro artificial para simular o ruído emitido por um submarino.
A tecnologia 6G tem sido usada para separar os experimentos de comunicação de curto alcance entre a água e o ar, onde também tem demonstrado sucesso.
FONTE:
https://sputniknewsbr.com.br/20230830/china-testa-1-dispositivo-com-tecnologia-6g-para-cacar-submarinos-30100306.html