China Southern Power Grid desenvolve técnica de inspeção de redes elétricas com drones

Companhia utiliza aeronaves não tripuladas para monitorar 45.000km de linhas de transmissão

empresa chinesa de fornecimento de energia elétricaChina Southern Power Grid (CSG), desenvolveu um método inédito de inspeção de redes elétrica usando drones da fabricante DJI. A companhia fundou um centro de inovação tecnológico próprio no ano passado, exatamente com o objetivo de promover a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias como essa.

A China Southern Power Grid é responsável por 45.000km de linhas de transmissão posicionadas através de 5 províncias da região sul do país. Trata-se de uma área total de mais de um milhão de quilômetros quadrados, onde mora uma população de mais de 254 milhões de pessoas, distribuídas em 87 milhões de domicílios.

“O ano de 2018 foi um marco para a CSG. Primeiro, o planejamento de rotas se tornou mais preciso com os novos recursos de laser de seus drones, tornando padrão a construção de modelos 3D nas rotas de destino. Isso permitiu que drones multi-rotor, como o DJI Matrice 200, realizassem inspeções completamente automáticas ao longo da rota, capazes de inspecionar 36 torres com 3 pontos de aterrissagem com mínima interferência humana”.
Comunicado oficial da DJI

Nos últimos anos, a empresa estava utilizando métodos tradicionais para fazer as inspeções dessas redes. Isso incluía até mesmo o uso de helicópteros tripulados num esforço que exigiu o investimento de uma grande quantidade de recursos — e ainda assim foi suficiente para apenas 11.000 de redes elétricas (menos de um quarto do total).

“A inteligência artificial também foi integrada às operações. Com algoritmos inteligentes de reconhecimento visual, os drones puderam relatar visões em tempo real com a identificação de componentes. Os inspetores podiam ver as imagens nítidas com marcas de sinal de componentes como isoladores de vidro e conexões de ligação de vários quilômetros de distância na tela do controlador”.
Comunicado oficial da DJI

Em busca de resolver isso, a CSG tem promovido testes com drones desde 2012. A princípio, foram utilizadas aeronaves não tripuladas em nove cidades diferentes, em testes que comprovaram menores gastos e resultados de alta qualidade. Em 2015, a China Southern Power Grid já utilizava 387 unidades de drones e tinha 36 pilotos certificados. Os gadgets conseguem fazer as inspeções três vezes mais rápido em comparação com métodos tradicionais.

“A frota de drones da CSG tinha asas fixas e drones multi-rotor. Os pesquisadores rapidamente perceberam os prós e contras de ambos. As asas fixas tinham um tempo de voo mais longo, o que mostrava uma maior capacidade de cobrir distâncias mais longas com um único voo, enquanto os multi-rotores conseguiam captar imagens aéreas detalhadas com modos de voo mais flexíveis e controláveis. Com isso, surgiu a mistura e a combinação perfeita”.
Comunicado oficial da DJI

 

FONTE: MC