jul 01

China planeja enviar rover para Marte ainda este mês

Autoridades indicam que a decolagem deve ocorrer entre 20 e 25 de julho

De acordo com autoridades chinesas, o primeiro veículo espacial do país, que tem como destino Marte, deve ser lançado ainda este mês. Conhecido como Tianwen-1 Mars, o rover está programado para decolar da ilha de Hainan, na costa sul da China.

A data para o evento ainda é incerta, mas, segundo o Xichang Satellite Lauch Center, deve ocorrer entre 20 e 25 de julho. Esta será a primeira missão interplanetária da China e ocorrerá pouco antes da próxima decolagem norte-americana, programada para 30 de julho.

Com nome derivado de um antigo poema chinês, o Tianwen-1 consiste em um orbitador, veículo espacial e uma sonda. O principal objetivo da missão é de coletar amostras da superfície do Planeta Vermelho. Se o cronograma for seguido, a previsão é de que o rover aterrisse no planeta em fevereiro de 2021.

As novas datas foram escolhidas com base na localização da Terra em relação à posição de Marte. De acordo com os envolvidos no projeto, os planetas estão a uma distância ideal – e que deve se repetir apenas daqui a 26 meses.

Esforços chineses

 

Nos últimos anos, a China expandiu consideravelmente seu programa espacial. O objetivo é de competir diretamente com os Estados Unidos e a Rússia. Atualmente, uma das maiores ambições do país, além de ir até Marte, é levar um homem à Lua.

Para concretizar tal feito, a China deve lançar a sonda lunar Chang’e 5 ainda este ano e construir uma nova estação espacial até 2022. Os EUA proibiram os astronautas chineses de atracar na Estação Espacial Internacional sob justificativa de questões de segurança nacional.

Recentemente, a China também concluiu o envio de um satélite do seu sistema de navegação doméstico, chamado BeiDou, que compete diretamente com o sistema GPS dos Estados Unidos.

FONTE: https://olhardigital.com.br/ciencia-e-espaco/noticia/china-planeja-enviar-rover-para-marte-ainda-este-mes/102908