China oferece dinheiro para startups desenvolverem foguetes capazes de concorrer com a SpaceX

Agência Espacial Tripulada da China usa a mesma estratégia da NASA para conseguir driblar os desafios do setor espacial: fazer parceria com startups que desenvolvem tecnologias disruptivas.

Em mais um esforço para avançar na corrida espacial, a China quer investir em startups locais para o desenvolvimento de foguetes a serem utilizados nas futuras missões da Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, na sigla em inglês).

Segundo a Bloomberg, a CMSA já recebeu propostas para usar foguetes desenvolvidos de forma privada para viagens de transporte de carga para a Estação Espacial Chinesa. Em uma coletiva de imprensa, o vice-diretor da CMSA, Lin Xiqiang, destacou que, por meio de licitação aberta, as empresas espaciais privadas do país poderão se desenvolver e crescer rapidamente. “Seu entusiasmo em participar de missões espaciais tripuladas também é alto”, disse.

A estratégia é a mesma utilizada NASA. No caso da agência espacial dos EUA, a SpaceX foi uma das duas empresas a ganhar um contrato combinado de voos de carga de US$ 3,6 bilhões em 2008, apenas dois anos após o lançamento de seu primeiro foguete. Desde então, a companhia de Elon Musk conseguiu a licitação para outros projetos da NASA, incluindo um contrato de US$ 2,9 bilhões em 2021 para levar astronautas à Lua.

Com o investimento, a CMSA espera ter o mesmo sucesso que a NASA teve na parceria com a SpaceX. “A indústria privada de foguetes da China ainda enfrenta um grande desafio para alcançar a produção em massa”, disse Kang Yonglai, fundador da startup Tianbing Technology, também conhecida como Space Pioneer. “Atualmente, a capacidade de produção anual da indústria espacial está longe de atender às necessidades do mercado”, completou.

A CMSA ainda não divulgou o valor do investimento para os contratos com as startups.

FONTE:

https://epocanegocios.globo.com/startups/noticia/2023/11/china-oferece-dinheiro-para-startups-desenvolverem-foguetes-capazes-de-concorrer-com-a-spacex.ghtml