China lidera avanços do 6G e sediará conferência global sobre o tema

Com o 5G já chegando a vários países, incluindo o Brasil, e entrando no cotidiano de muitos entusiastas antes de fazer parte integrante da tecnologia da população, o 6G já está na mira dos últimos avanços no mercado de conectividade. Como era de se esperar, a China está avançando nesse mercado e vai sediar uma conferência global sobre o 6G neste ano, em Nanjing.

De acordo com as últimas informações, o tema do evento será “6G: Integrando o Mundo e Criando o Futuro Juntos”, dedicado a discutir profundamente a inovação tecnológica, com debates sobre pesquisa e desenvolvimento, aplicações e padronização, mirando na expansão global da tecnologia.

Participarão instituições da Finlândia, Japão, Cingapura, da União Europeia e dos EUA, entre outros, para debater cenários de aplicativos 6G e progresso da padronização, arquitetura de rede e segurança endógena, transmissão sem fio e compartilhamento de espectro, além da tecnologia de integração terrestre e serviços sob demanda.

Haverá ainda especialistas como o presidente do Future Mobile Communications Forum, Wu Hequan, membros da Academia Chinesa de Engenharia e de Lu Jianhua, diretor e cientista-chefe do Purple Mountain Lab. O evento também deve contar com mesas remotas para conectar especialistas de todo o mundo ao longo de três dias —sem contar os vários eventos a portas fechadas.

Durante a conferência, o Purple Mountain Lab apresentará os resultados mais recentes da pesquisa na rede 6G. Haverá também o lançamento oficial de alguns documentos técnicos de 6G.

Vale lembrar que o 5G já está disponível comercialmente na China há mais de três anos, e hoje a conectividade já conta com mais de 400 milhões de usuários. De acordo com a lei, que exige que a tecnologia celular digital seja atualizada a cada dez anos, aproximadamente, o 6G será lançado por volta de 2030. O país avança já em tecnologias-chave, como o MIMO 6G de escala ultralarga, comunicação terahertz, integração sinestésica, comunicação endógena de IA, rede determinística e rede integrada satélite-terra.

FONTE:

https://www.tudocelular.com/planos/noticias/n202374/china-lidera-avancos-do-6g-e-sera-anfitria-da-conferencia-global-sobre-o-tema-em-2023.html