jun 23

China lança último satélite do sistema de posicionamento BeiDou

Projeto visa substituir o uso do GPS e promete fornecer cobertura mundial para cronometragem e navegação, além da comunicação por mensagens curtas e a possibilidade de busca e resgate internacional

China lançou nesta terça-feira (23) o último satélite do projeto BeiDou, que visa substituir o uso do GPS, de origem americana. O lançamento, que ocorreu a bordo de um Long March 3 às 10h no horário local, marca mais um passo do avanço do país como uma potência espacial.

Com o novo satélite em órbita, o BeiDou promete fornecer cobertura mundial para cronometragem e navegação, além da comunicação por mensagens curtas e a possibilidade de buscas e resgate internacional.

O sistema consiste basicamente em satélites de órbita média, mas também possui seis em órbita geossíncrona. Apesar de promissor, o projeto enfrentou diversos contratempos. Além de falhas de lançamento, teve a cooperação limitada de outros países por conta das objeções americanas quanto a conexões com as forças armadas da China.

Segundo o chefe de design do sistema, Yang Changfeng, o projeto foi “inteiramente bem-sucedido”, além de significar que a China está deixando de ser “uma nação importante no campo do espaço para se tornar uma verdadeira potência espacial”.

FONTE: https://olhardigital.com.br/ciencia-e-espaco/noticia/china-lanca-ultimo-satelite-do-sistema-de-posicionamento-beidou/102508