China aprova açúcar de duas variedades de cana transgênica do CTC

Autoridades chinesas anunciaram a aprovação na última sexta-feira.

As duas variedades de cana-de-açúcar transgênicas que a China aprovou na última sexta-feira foram desenvolvidas pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). Ao todo, os chineses liberaram oito produtos geneticamente modificados.

Com a aprovação, a China poderá importar açúcar produzido a partir do processamento das variedades CTC20Bt e a CTC9001Bt, ambas desenvolvidas pela companhia brasileira. As autoridades chinesas levaram quatro anos para aprovar as variedades.

“O CTC é a primeira empresa brasileira a desenvolver um produto de biotecnologia agrícola que obtém a aprovação da China. O processo de aprovação lá é extremamente rigoroso, porque a China é muito cautelosa em relação a organismos geneticamente modificados”, disse Silvia Yokoyama, diretora de Assuntos Regulatórios e Governamentais do CTC, em nota.

A companhia possui a patente de quatro variedades de cana transgênica, todas voltadas à resistência à broca-da-cana, praga que mais causa prejuízos à cultura. A primeira variedade foi lançada em 2017.

O açúcar da cana transgênica do CTC já tem aprovação para ser comercializado nos Estados Unidos e no Canadá, embora existam empresas nesses países que preferem não importar o açúcar produzido de cana geneticamente modificada.

FONTE: https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2023/01/16/china-aprova-acucar-de-duas-variedades-de-cana-transgenica-do-ctc.ghtml