jan 03

Changan C385: montadora estatal chinesa presente no Brasil lança concorrente para a Tesla

Nos estertores de 2021, saíram da linha de produção em Chongqing os primeiros modelos de um carro que pode se tornar assunto mundial e, quem sabe, até chegar um dia ao Brasil: o Changan C385. É um veículo que parece sob medida para ser concorrente dos modelos da Tesla.

O veículo deve chegar ainda no primeiro trimestre aos consumidores chineses e foi inicialmente apresentado em agosto, ainda como um conceito.

Esteticamente, parece algo entre o Tesla Model Y e o Polestar Precept. Mas há mais que design chamativo no veículo.

E, por fim, já que não sabemos ainda a velocidade e aceleração, ou preço, o que realmente é competitivo é o alcance: 600 km com uma carga.

A marca não é muito conhecida no Brasil, mas está aqui: a Chang’an (o nome da empresa, não da marca) chegou em 2006 com a marca Chana, e voltou em 2016 com o nome próprio (simplificado para Changan). Por hoje, vende veículos utilitários, as caminhonetes Star e Mini Star.

 Na China, varia entre ser a terceira ou quarta maior montadora. É a responsável pela produção local dos carros da Ford e Mazda no país.

Espera-se que o C385, considerando as diferenças gerais de mercados, custe, ao menos na china, 1/3 que os veículos da concorrente Tesla.

Especificações de um concorrente da Tesla

Ele não promete direção autônoma, mas estacionamento totalmente autônomo, o que é provavelmente algo que a maioria dos consumidores está mais interessado.

Também tem como exclusivo algo que não deve ser tanto do interesse do público brasileiro, mas tem muita utilidade ao redor do mundo: um sistema de aquecimento por pulsos, que pode mudar a temperatura de -30° C para 20° C em 5 minutos.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/01/02/carros-e-tecnologia/changan-c385-montadora-estatal-chinesa-presente-no-brasil-lanca-concorrente-para-a-tesla/