CES 2020: Conheça 9 lançamentos da maior feira de tecnologia do mundo

CES (Consumer Technology Show), maior feira de tecnologia do mundo, chega a sua 53ª edição reunindo as principais marcas do setor e enche a cidade de Las Vegas, nos EUA, com novidades relacionadas à inteligência artificial, realidade aumentada e virtual, conectividade 5G, cidades inteligentes, esportes, robótica, casa conectada e mais.

Durante os quatro dias de evento (7 a 10 de janeiro), mais de 4.500 expositores lançarão quase 20 mil novos produtos para mais de 170 mil visitantes.  As novidades são apresentadas em quatro pavilhões do Las Vegas Convention and World Trade Center (LVCC) e em alguns hoteis da cidade, somando 11 pontos oficiais. O evento também conta com uma série de palestras e apresentações.

Para se ter uma ideia da importância da feira, vale lembrar um pouco de sua história. Criada em 1967, a CES serve de palco para a apresentação das principais novidades de tecnologia do setor, como a câmera de vídeo (1981), o DVD (1995), o videogame Microsoft XBox (2001) e as tvs OLED (2008), por exemplo.

Veja a seguir algumas novidades apresentadas nesta edição de 2020 da CES:

1. ORIENTAÇÃO AJUSTÁVEL
Novidade interessante para quem passa horas assistindo vídeos no celular: a marca coreana Samsung apresentou uma de suas grandes apostas nesta edição da CES 2020. Assim como a tela de um smartphone, a tv The Sero se adapta a orientação da imagem, podendo funcionar no tradicional formato horizontal ou na vertical, para reproduzir vídeos em estilo retrato, sem barras pretas de ambos os lados. A tela de 43 polegadas fica posicionada em um suporte que lembra um cavalete, impedindo-a de bater no chão ao girar. Como é de se esperar, a TV é facilmente emparelhada com um celular para que ele oriente automaticamente a tela de acordo com o que é transmitido pelo aparelho. O preço e a disponibilidade ainda não foram revelados, mas o modelo deve chegar no Brasil ainda este ano.

2. RETROVISOR INTELIGENTE
A incidência do sol na cara do motorista não será mais um problema ao dirigir graças a ideia apresentada pela Bosch. A marca alemã apresentou um visor de carro que usa uma tela LCD transparente e inteligência artificial para bloquear o brilho do sol, sem obscurecer a visão do motorista da estrada. O painel é vinculado a uma câmera de monitoramento que digitaliza o rosto do motorista para rastrear a sombra projetada pelo sol. O visor usa inteligência artificial para localizar e analisar a visão do motorista, escurecendo apenas a seção da tela através da qual a luz atinge os olhos do motorista.

3. AMIGA-ROBÔ
Um pouco maior que uma bola de tênis, a Ballie é uma simpática bola-robô criada para ser uma “companheira de vida, que te reconhece e te acompanha”, como afirmou H.S. Kim, Presidente e CEO da Divisão de Eletrônicos de Consumo da Samsung, durante seu discurso na abertura da CES 2020. Com um visual e sons que lembram o também robô BB-8, de Star Wars, Ballie rola pela casa e faz tudo o que você quiser: tira fotos, executa comandos, desliga as luzes, grava vídeos, ativa aparelhos como aspirador de pó, te ajuda a se exercitar…Mas ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

4. ESCONDE OU ASSUME
Um espelho d’água com 10 tvs em sua volta chamava atenção de quem entrava no estande da LG. E a surpresa era ainda maior no final da apresentação, quando as telas de 65 polegadas se enrolam e se escondem totalmente no interior de sua base. Criado em parceria com o escritório de arquitetura e design industrial Foster + Partners, o modelo LG SIGNATURE OLED TV é a primeira TV rolável do mundo e permite três modos de visualização da tela: em linha, de modo que apenas um quarto do painel seja exibido; no modo de quadro, para aproveitar as fotos da família compartilhadas em um smartphone; ou modo tradicional.

5. AJUDA EXTRA
Quem não sabe preparar nem um ovo frito, e até quem é um cozinheiro de mão cheia, vai adorar o Bot Chef, da Samsung. Trata-se de um par de braços robóticos que usa Inteligência Artificial e algoritmos de visão computacional para ajudar no preparo das refeições. Com uma tv de apoio, o robô faz cálculos de ingredientes, sugere receitas, corta legumes e o que mais for necessário. Outra qualidade interessante é que o Bot Chef é capaz de baixar novas habilidades com o passar do tempo e também de aprender a manipular aparelhos do dia a dia que não são conectados com a internet, como posicionar uma xícara na máquina de café ou pegar um pote de molho de tomate dentro do armário.

FONTE: CASA E JARDIM