CES 2018: Nvidia lança chip Xavier para levar inteligência artificial a carros autônomos

A Nvidia anunciou a sua próxima geração de plataforma computacional chamada DRIVE Xavier, para a CES 2018, que ocorre em Las Vegas a partir desta terça-feira. Ela é um system-on-chip (SoC) voltado a carros autônomos e equipados com inteligência artificial, a fim de ajudá-los a executar processos mais complicados de forma rápida e sem consumir muita energia.

O Nvidia Xavier é considerado o “SoC mais poderoso do mundo” e vem equipado com uma CPU de oito núcleos e uma GPU de arquitetura Volta com 256 núcleos. Ele ainda possui 9 bilhões de transistores, é capaz de utilizar aceleradores de deep learning e visão computacional e conta com novos processadores de vídeo 8K HDR.

 No comunicado oficial da fabricante, a Nvidia afirmou que levou mais de quatro anos de pesquisa e desenvolvimento, aproximadamente 2.000 engenheiros e um investimento de cerca de US$ 2 bilhões para tornar realidade esse chipset. O Xavier pode processar 30 trilhões de operações por segundo, com um consumo de apenas 30 Watts de energia durante toda a sua atuação.

A empresa também anunciou que o seu novo SoC será uma parte integral da plataforma computacional de inteligência artificial Nvidia DRIVE Pegasus. Ela é basicamente um ‘supercomputador’ destinado a carros com IA e deve ser constituído de dois chips Xavier e duas GPUs da Nvidia. O sistema está previsto para ficar disponível aos consumidores em meados de 2018.

Vale lembrar que a fabricante de chipsets também confirmou, na última semana, uma palestra sobre inteligência artificial no Deep Learning Brasil Summer School, que será realizado entre os dias 5 e 9 de fevereiro de 2018, na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (EMC UFG).

FONTE: TUDOELULAR.COM