jan 12

CES 2018: novas TVs QLED da Samsung com resolução 8K vão possuir inteligência artificial

A Samsung está trazendo a inteligência artificial para quase todos os dispositivos do nosso cotidiano. E para popularizar ainda mais essa crescente novidade que veio com tudo no ano passado, a gigante sul-coreana acaba de revelar uma interessante novidade a respeito da união da IA com seus novos hardwares durante a CES 2018: as televisões QLED 8K contarão com inteligência artificial para melhorar os conteúdos em baixa resolução.

Mesmo o 4K ganhando maior popularidade em 2017, a extrema resolução ainda possui grandes dificuldades econômicas para se firmar como um padrão acessível no mercado. Apesar disso, a Samsung já está visando o futuro com as novas televisões em resolução 8K!

Em seu press release a companhia informa que “apesar do fato de que o mercado está atualmente inundado com um número cada vez maior de displays capazes de realizar resoluções super-altas como UHD e 8K, muitos consumidores não conseguem aproveitar inteiramente a experiência devido à falta de conteúdo disponível em alta resolução,” e é então que chega a inteligência artificial da Samsung.

Como indica nas imagens abaixo, o processamento de IA pode melhorar a imagem de qualquer resolução (seja ela 4K, Full HD ou até mesmo SD) com uma série de aprimoramentos e então realizar um upscale para a transmissão em 8K. Assim, mesmo a qualidade original não sendo em 8K, você poderá assistir como se fosse.

No modelo acima a Samsung exemplifica didaticamente como funciona os processos. Primeiro a TV com inteligencia artificial é equipada com um imenso banco de dados que estuda e analisa milhões de imagens para transformar de forma precisa o conteúdo de baixa resolução em 8K.

Filtros criam, realçam e melhoram os detalhes e a iluminação, retiram o ruído e granulação que podem estar presentes e também restaura as bordas das imagens e vídeos. Segundo a Samsung, “a tecnologia ajuda a oferecer imagens naturais em alta resolução sem comprometer a transição gradual da imagem.”

Essa nova tecnologia já pode ser vista na The Wall, televisão que a Samsung acaba de revelar durante a CES 2018 e que já possui um artigo aqui no TudoCelular falando melhor a respeito dela. Este deve ser o ano da Inteligência Artificial, com a tecnologia sendo expandida para todos os setores da tecnologia e informação e se popularizando ainda mais rapidamente do que nunca.

É válido informar que conteúdos em 8K ainda são extremamente raros e escassos, além de extremamente pesados e inacessíveis a grande maioria dos consumidores de todo o mundo. Enquanto o 4K ainda está engatinhando, podemos sugerir que o 8K está nas primeiras fases de gestação. Falta muito ainda até que ele se torne consolidado no mercado, mas esta nova tecnologia da Samsung pode ajudar a popularizar e diminuir os custos de uma tecnologia tão recente.