dez 13

CEO da JD.com anuncia construção de 185 aeroportos para drones na China

A gigante de e-commerce chinesa, JD.com – também conhecida pelo nome de Jindong – com sede em Benjing, pretende agora construir mais de 180 aeroportos para Drones de modo a aperfeiçoar os processos logísticos.

Para além de ser uma das maiores retalhistas da China, tanto a nível de volume de vendas, como de receitas, esta empresa já é líder no que toca à utilização de alta tecnologia e inteligência artificial para simplificar a logística. A JD.com toma partido de tecnologia autónoma e robots para proceder às entregas, possuindo também a maior frota de drones do Mundo para o mesmo efeito.

Assim, Liu Qiangdong, CEO da JD.com, anunciou na World Internet Conference a construção de 185 aeroportos para drones na província de Sichuan, para promover a logística nas áreas rurais, de relevo acidental e difícil acesso.

Com este investimento, a empresa pretende conseguir fazer uma entrega em menos de 24h na área em questão, e transportar encomendas até 50 quilos. Apesar disso, já estão a ser desenvolvidos protótipos com capacidade para transportar materiais até meia tonelada.

Através destes novos aeroportos, a JD.com prevê resolver um fenómeno recorrente na China: devido à acidentalidade dos acessos às áreas mais rurais, os custos de logística disparam. Consequentemente, os preços de produtos urbanos são muito elevados para quem vive nesses locais mais remotos, assim como os preços dos produtos rurais são muito elevados para aqueles que vivem nas cidades.

O objetivo da retalhista é então que, com a intensificação das operações através de Drones, possibilitar uma redução dos custos de logística, e desta forma reduzir os custos para o consumidor.

FONTE: MUNDO WORTEN