CEiiA testa solução inteligente de controlo de estacionamento abusivo

A Zona Livre de Tecnologia de Matosinhos foi o palco para o primeiro teste internacional de uma solução inteligente para controlar o estacionamento abusivo
Um protótipo de sensor da VisionWare foi o protagonista de um teste de dois dias para uma solução que permita detetar infrações de estacionamento. A ZLT (de Zona Livre de Tecnologias) foi o palco escolhido para os testes deste sistema que visa aumentar a eficácia de resposta das autoridades locais e melhorar a mobilidade em contexto urbano. O objetivo é ter uma solução inteligente que controle o estacionamento nas cidades através da captação de imagens de abusos cometidos neste campo e da sua comunicação, respeitando a legislação de proteção de dados. O sensor que foi testado integra um novo conceito de plataforma IoT móvel segura para aplicações de cidades inteligentes, com base em redes de transportes públicos, que está a ser desenvolvido pelo consórcio europeu SCENE, explica o comunicado de imprensa.A ZLT é o fruto de uma parceria entre o CEiiA e o Município de Matosinhos e é um epsaço delimitado geograficamente em ambiente urbano, que consegue replicar as condições reais do metabolismo da cidade, para a demonstração, experimentação e teste de novas tecnologias, produtos e serviços que respondam aos desafios das sociedades.

Catarina Selada, Coordenadora da Unidade de Cidades do CEiiA explica que a instituição pretende lançar o debate e contribuir para a avaliação dos impactos destas tecnologias nas alterações climáticas, nas assimetrias sociais, na privacidade dos dados e na saúde das pessoas preservando questões éticas e sociais. Este espaço pretende otimizar as tecnologias com a sua operação em contexto real, nomeadamente a interação com as infraestruturas físicas, digitais e sociais da cidade.

O projeto está a ser desenvolvido no âmbito do projeto SCENE (de Smart City on the Edge Network Enhancement) e é apoiado pelo Horizonte 2020.

FONTE: VISÃO