jun 29

CATL: Empresa cria bateria revolucionária com 1000 km de autonomia

O problema dos elétricos é a bateria? O segmento dos veículos elétricos tem crescido significativamente e nota-se bem a evolução de todo o ecossistema, especialmente ao nível da autonomia e de pontos de carregamento. No entanto, a autonomia dos veículos continua a ser uma das áreas de forte investigação e há soluções simplesmente impressionantes que revelam que estamos no bom caminho.

Uma nova bateria que garante 1000 km de autonomia e que pode carregar, até 80%, em apenas 10 minutos, foi recentemente revelada.

Bateria Qilin tem uma densidade de energia de 255 Wh/kg

A gigante chinesa CATL revelou uma fantástica novidade para o segmento dos elétricos. Trata-se de uma bateria que garante 1000 km de autonomia e tem a capacidade de ser recarregada, até 80%, em apenas 10 minutos, fantástico não é? Segundo o canal insideevs, acumulador de nova geração terá maior eficiência e densidade energética e chegará ao mercado já no próximo ano.

A bateria, batizada com o nome Qilin, tem uma densidade de energia de 255 Wh/kg. A CATL revelou que a partir de 2025 fornecerá células cilíndricas de última geração para a BMW, garantindo alto desempenho a uma nova família de veículos elétricos produzidos pela empresa alemã.

CATL: Empresa cria bateria revolucionária com 1000 km de autonomia

Apesar de toda a inovação, a CATL não está a passar pelo melhor momento. No primeiro trimestre de 2022, devido ao aumento dos custos com matérias-primas, os lucros caíram 24%. Em maio, a empresa disse que esperava melhores resultados para o segundo trimestre, tendo ajustado as suas tabelas de preços.

De referir que a CATL vendeu o equivalente a 41,4 GWh de baterias apenas nos primeiros 4 meses do ano, o dobro da LG Energy Solution, que “apenas” vendeu 20 GWh.

FONTE: https://pplware.sapo.pt/motores/catl-empresa-cria-bateria-revolucionaria-com-1000-km-de-autonomia/