Casa sustentável impressa em 3D será feita com argila

Protótipo em desenvolvimento na Itália pretende ser “zero waste”

A primeira casa sustentável a ser impressa totalmente em 3D e construída com argila local está em desenvolvimento perto de Bolonha, na Itália. O protótipo está a cargo do escritório Mario Cucinella Architects e do WASP, empresa especialista em impressão 3D.

Batizada de Tecla em homenagem à cidade imaginária descrita pelo escritor Italo Calvino no livro “Cidades Invisíveis”, a habitação será construída com materiais totalmente reutilizáveis e recicláveis retirados do terreno em que está situada.

Segundo os profissionais envolvidos, o projeto responde a questões sociais prementes, como aumento exponencial da população e falta de acomodações a preços acessíveis. “Trata-se de um novo modelo que representa uma mudança de direção em relação à habitação sustentável”.

A argila usada na construção da casa é um material biodegradável e reciclável que efetivamente tornará o edifício “zero waste”. Ele será construído com um guindaste e várias impressoras 3D colaborativas, oferecendo a maior escala já vista em termos de arquitetura sustentável.

O intuito é que a habitação possa ser adaptada a diversos ambientes e possa ser replicada de modo a ser utilizada dentro de um plano mestre mais amplo, servindo de base para novas cidades ecológicas autônomas.

O design foi desenvolvido com base em pesquisas realizadas pela SOS — School of Sustainability, uma instituição fundada por Mario Cucinella. A pesquisa, realizada com o apoio de estudantes da associação de arquitetura de Londres, explorou as causas e os efeitos da falta de moradia, com base em estudos de caso em locais com climas diferentes.

O resultado é um envelope altamente flexível, projetado para ser resistente a qualquer clima e com eficiência energética. A impressão em 3D foi iniciada em setembro de 2019 e a conclusão do protótipo está prevista para o início de 2020.

FONTE: CASA E JARDIM