jul 15

Casa impressa em 3D fica pronta em 48 horas e pode durar até 100 anos

Segundo CEO da construtora, se produzida em série a Prvok poderá custar 50% menos que uma casa tradicional e gerar 20% menos emissões de carbono em sua construção

O escultor Michal Trpak e a construtora Burinka, ambos da República Tcheca, projetaram e irão construir uma casa que será impressa em 3D e ficará pronta em apenas 48 horas. Além da agilidade na construção, a habitação se destaca pela durabilidade estimada em até 100 anos, redução nos custos de construção, menor emissão de carbono e pelo uso de tecnologias sustentáveis.

A casa, batizada de Prvok (Elemento, em Tcheco), terá 43 metros quadrados e três cômodos: banheiro, sala de estar com cozinha integrada e um quarto, e foi projetada para abrigar duas pessoas. Depois de pronta, ela será ancorada a um píer, e poderá flutuar em um rio ou lago.

Segundo Libor Vosicky, CEO da Burinka, “comparada às casas tradicionais, a impressão 3D gera 20% menos emissões de carbono. São necessários 25 trabalhadores para imprimir uma casa, 40 a menos que nos métodos tradicionais. Os custos na produção em série podem ser até a metade de uma casa convencional. E a auto-suficiência gera ainda mais economia”.

FONTE: https://olhardigital.com.br/noticia/casa-impressa-em-3d-fica-pronta-em-48-horas-e-pode-durar-ate-100-anos/103499