jul 12

Cartórios de Santa Catarina começam a oferecer serviços por aplicativo de celular

Serviço já funciona em outros quatro estados e no Distrito Federal

Aplicativo está disponível para as plataformas Android e iOS(Foto: Divulgação)

A partir da próxima semana, os cartórios de Santa Catarina passarão a oferecer uma série de serviços por meio de um aplicativo. O programa será apresentado aos tabeliães durante um encontro estadual em Florianópolis. No evento, os cartorários que estiverem presentes poderão se cadastrar e iniciar o serviço nas cidades em que atuam.

O aplicativo E-Notariado foi desenvolvido pelo Colégio Notarial do Brasil. A entidade é o conselho que representa os tabeliães de todo o país. O programa já funciona atualmente nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e no Distrito Federal.

Nesta primeira etapa, o E-Notariado vai oferecer os serviços de reconhecimento de firma, validação de documentos e a lavratura de atas notariais, como atas de reunião de condomínio, acordos entre sócios, entre outros. O objetivo é reduzir a burocracia envolvendo o registro desses papéis.

A expectativa da Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg-SC) é de que todos os cartórios do Estado estejam aptos a oferecer os serviços oferecidos pelo aplicativo até o fim deste ano.

Como funciona

O programa pode ser baixado gratuitamente, nas lojas de aplicativos dos sistemas iOS e Android. Depois de fazer um cadastro no aplicativo, é preciso ir até um dos cartórios que já oferecem o atendimento pela internet para validar os dados e receber um certificado digital, válido por três anos. Os usuários só pagam pelos serviços que solicitarem no aplicativo.

Os tabeliães também precisam se cadastrar junto ao Colégio Notarial do Brasil. A entidade é quem libera o acesso ao sistema. Aqueles que participarem do encontro em Florianópolis poderão fazer o procedimento no local. Os demais, devem preencher um formulário no site da entidade.

Mais detalhes sobre as funcionalidades do aplicativo podem ser obtidas diretamente na página oficial do serviço.

FONTE: NSC