Cartão de débito com biometria embutida será lançado no Reino Unido

Clientes do banco britânico NatWest poderão efetuar compras sem precisar encostar ou conectar o cartão em uma máquina. Testes começam em abril

O banco britânico NatWest anunciou que irá testar uma tecnologia em que os usuários poderão usar cartões com biometria para efetuar pagamentos. O experimento começará em meados de abril, quando cerca de 200 consumidores poderão fazer suas compras sem precisar digitar uma senha – tudo vai funcionar via NFC, sem precisar conectar o cartão em máquinas específicas.

A biometria é armazenada dentro do próprio cartão, o que significa que o banco não guardará nenhuma informação do usuário em uma central. Não é totalmente à prova de violações, porém é mais seguro do que a digitação de uma sequência numérica. A companhia responsável pela tecnologia é a Gemalto, que desde 2015 vem tentando implementá-la em alguns países.

Atualmente, qualquer cliente do NatWest pode realizar pagamentos sem senha apenas encostando o cartão no aparelho, semelhante ao que acontece nos métodos usados pelo Apple Pay, Samsung Pay e Android Pay. No entanto, as transações são limitadas a 30 libras. Estas não serão aplicadas ao novo método.

Os clientes participantes do projeto deverão ir até uma agência do banco e cadastrar a impressão digital no cartão. No futuro, o NatWest espera lançar um sistema para permitir que os usuários cadastrem a biometria em um aplicativo para smartphone.

FONTE: PC WORLD